sábado 8 de maio de 2021
Foto: Secom/PMA
Home / EVENTOS / Festividades ao Boi Estrela de Igatu movimenta Andaraí
sexta-feira 17 de janeiro de 2020 às 12:10h

Festividades ao Boi Estrela de Igatu movimenta Andaraí

EVENTOS, NOTÍCIAS


As festividades em homenagem ao Boi Estrela terão três dias de programação na Vila de Igatu, município de Andaraí, na Chapada Diamantina. Esse evento já faz parte do calendário turístico e cultural da região e será neste final de semana, desta sexta-feira (17) até domingo (19) de janeiro com debates, exposições, mostras e apresentações culturais, espetáculos, oficinas e o tradicional cortejo, que mobiliza a vila no domingo (19). Para quem não sabe, o Boi Estrela de Igatu foi criado em 2007, justamente durante as comemorações da Festa de São Sebastião, e se tornou tradição local.

De acordo com dados divulgados pelo site Guia Chapada Diamantina, essa tradicionalidade de 14 anos possibilitou a criação de programas de intercâmbio que agregam grupos, músicos, artistas e a comunidade. Os festejos também promovem a integração entre grupos e associações culturais, pontos de cultura, escolas públicas e instituições federais, por meio da participação de professores doutores, mestres, estudantes e pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

O Boi Estrela busca contemplar todos os segmentos da comunidade de Igatu, incentivando a auto-organização e a criação coletiva dos textos, músicas, figurinos, adereços, alegorias e estandartes através de oficinas abertas à população local e visitantes. A produção conjunta de expressões artísticas do Boi Estrela de Igatu reconta a história da vila, interage com necessidades contemporâneas, incluindo em seus contextos temas relacionados ao reconhecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e dos direitos humanos, econômicos, sociais, culturais e ambientais.

No cortejo do Boi Estrela de Igatu, cabe todo o imaginário da cultura popular: santerias, encantados, cangaceiros, rezadeiras, raizeiros, orixás, bichos fantásticos, personagens indígenas e afro-brasileiros.

Veja também

Gil do ‘BBB 21’ quer ser presidente do Banco Central

O Banco Central afirmou no fim que “ficaremos alegres em contar com o seu vigor …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!