sexta-feira 23 de abril de 2021
Foto: Divulgação/FIEB
Home / NEGÓCIOS / FIEB e Sebrae anunciam novas parcerias voltadas para as pequenas empresas
segunda-feira 1 de março de 2021 às 07:33h

FIEB e Sebrae anunciam novas parcerias voltadas para as pequenas empresas

NEGÓCIOS, NOTÍCIAS


A Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e o Sebrae Bahia formalizaram, na última quinta-feira (25) em reunião de diretoria da Federação, ampliação da cooperação entre as duas entidades com foco nas pequenas empresas (MPE) do estado. Além da cooperação técnica e financeira para a ampliação de capacitações das MPE para internacionalização e acesso ao crédito, e da realização de um estudo da cadeia da Construção Civil, com ênfase nos segmentos de Serraria, Móveis e Cerâmica, assinadas no início de fevereiro, as duas entidades vão atuar em novas frentes.

No campo da internacionalização, Sebrae e FIEB se comprometeram a atualizar um levantamento sobre as indústrias exportadoras e potenciais exportadoras visando identificar os principais gargalos enfrentados pelas MPE no estado. O objetivo é atualizar os dados, contemplando as demandas e o perfil das empresas para fundamentar propostas e ações voltadas à transferência de competências para uma efetiva concretização de negócios internacionais.

A amostra contemplará 266 empresas industriais e a proposta é gerar um relatório que fundamente ações propositivas de internacionalização das MPE, através do Sistema FIEB / Sindicatos, com apoio do Sebrae, da Apex-Brasil, FAEB, Fecomércio, FCDL, FACEB, Associações, empresariais, entre outros parceiros nacionais e internacionais.

Mentorias

Outra iniciativa que contempla a parceria entre a FIEB e o Sebrae no campo da promoção da internacionalização é o fomento de duas mentorias envolvendo os segmentos industriais de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, vestuário e moda e o de alimentos e bebidas.

A Mentoria Comercial Internacional “Beleza Bahia”, envolvendo os setores higiene pessoal, perfumaria e cosméticos e o de vestuário e moda será prestada por profissionais e traders de comprovada experiência, com foco na promoção comercial e negociações. A iniciativa envolverá 60 empresas do setor e prevê uma missão empresarial a ser realizada ao final do processo de mentoria.

Já a Mentoria Comercial Internacional “Sabores Bahia”, que envolve indústrias de alimentos e bebidas, segue a mesma proposta e deverá envolver 60 empresas, culminando com a participação em Rodadas Virtuais de Negócios com compradores identificados nos respectivos mercados alvo.

O superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, que participou como convidado da reunião da FIEB, falou da importância da parceria com a Federação. Ele destacou a capilaridade do SESI, SENAI e IEL no interior que, somada à presença das 10 unidades do Sebrae nos municípios baianos, permite potencializar as ações da entidade.

“Com esta parceria temos uma visão mais consistente daquilo que o pequeno empresário está precisando, além da oportunidade da troca de opiniões para que possamos melhorar”, destacou Jorge Khoury.

Vladson Menezes, superintendente da FIEB, falou da importância destas iniciativas. “O Sebrae nos procurou para propor esta parceria e identificamos ações de intercâmbio que resultaram num projeto conjunto que envolve várias iniciativas beneficiando e fortalecendo as MPE”, arrematou Vladson Menezes.

Interiorização do crédito

Ele destaca em especial a iniciativa de interiorização do Núcleo de Apoio ao Crédito da FIEB, que agora ganha reforço, estando mais presente no interior, graças à parceria com o Sebrae. Serão contratados analistas que darão suporte técnico para as MPES das cidades de: Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus, Juazeiro, Barreiras, Jequié e também em Salvador.

A proposta de serviço contempla identificar as linhas de crédito de acordo com a necessidade da empresa, promover a aproximação das MPE com agentes financeiros e também orientar nas etapas necessárias para obtenção de crédito.

Em outra linha de atuação está a realização de capacitações online sobre preparação para o crédito, administração de caixa, boas práticas de gestão financeira e critérios de análise de crédito.

Veja também

R$ 162 milhões: Vencedor da Mega da Virada que perdeu prazo para ir buscar prêmio aparece

Um consumidor procurou o Procon de São Paulo segundo o jornal O Globo afirmando ser …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!