quinta-feira 28 de março de 2024
Foto: Reprodução
Home / DESTAQUE / Fora dos campos, Maradona usou ou foi usado pela política?
quarta-feira 25 de novembro de 2020 às 15:29h

Fora dos campos, Maradona usou ou foi usado pela política?

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Por Janaína Figueiredo

Poucos ícones do esporte mundial foram tão presentes e atuantes na política como Diego Armando Maradona. Com sua morte, fica a pergunta: Maradona foi usado pela política ou usou a política para interesses próprios? Ou ambos?

Como jovem jogador da seleção sub-20, venceu o campeonato mundial de 1979 e a vitória da equipe que liderou foi amplamente aproveitada pela ditadura argentina (1976-1983). Na época, um inexperiente Maradona não foi obstáculo para a estratégia de marketing do regime militar. Anos depois, suas relações políticas se tornaram evidentes. Em casa, esteve sempre vinculado ao peronismo, de direita e de esquerda. Fora de casa, foi garoto-propaganda de líderes esquerdistas, entre eles o cubano Fidel Castro e o venezuelano Hugo Chávez.

Diego Maradona - Yo soy amigo de Lula. A mí no me importan... | Facebook

Muitos se lembram quando, em 2005, a Argentina foi sede da Cúpula da Área de Livre Comércio das Américas (Alca, que nunca saiu do papel). O evento foi realizado no balneário de Mar del Plata, a 400 quilômetros de Buenos Aires. Maradona foi parte do chamado “trem anti-Bush” (o presidente americano da época era George W. Bush). Viajou de trem com Chávez e o então líder opositor boliviano Evo Morales, entre outros.

Cavadinha – Idólatra de Che Guevara, Maradona declara apoio ao condenado  Lula – Capital Cultural

Antes disso, foi muito próximo do ex-presidente peronista Carlos Menem (1989-1999), talvez o representante mais direitista do movimento político argentino nas últimas décadas. Nas eleições presidenciais de 2003, apoiou Menem. Mas quando Menem desistiu da candidatura no segundo turno, tornou-se íntimo da família Kirchner. Esses vaivéns políticos deixaram sempre claro que as motivações de Maradona variavam de acordo com quem estava no poder.

No país de Che Guevara, autoridades e Maradona lamentam morte de Fidel  Castro - Clarín

Em abril de 2013, participou do encerramento de campanha do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, um gesto de fidelidade ao falecido Chávez. O craque sempre evitou comentar questões como violações dos direitos humanos e corrupção, sombras de vários governos de esquerda na região. Sua defesa de governos como os de Maduro e Cristina Kirchner era apaixonada, assim como foi sua relação com o futebol.

Maradona: Putin, Chávez, Castro y Morales están en las "grandes ligas" de  la política | ANF - Agencia de Noticias Fides

Em 2018, Maradona postou uma foto com a camisa da seleção brasileira com o nome de Lula, para mostrar apoio ao ex-presidente brasileiro, que estava preso pela Lava-Jato. Em seu último aniversário, em 30 de outubro, foi parabenizado por grandes nomes do futebol e da política regional. Maduro escreveu numa rede social uma mensagem dedicando “todo meu amor pelo meu grande amigo Diego Maradona… Obrigado por compartilhar conosco este sentimento de compromisso e fidelidade ao nosso povo”.

Diego Maradona respaldó al gobierno nacional y la renegociación de la deuda  - Política y Medios

Maradona combinou política com negócios, sendo capaz de apoiar governos esquerdistas e, ao mesmo tempo, comandar times como o Al Wasl, de Dubai, nos Emirados Árabes governados por uma monarquia absolutista, e o mexicano Dorados, de Sinaloa, dirigido por Jorge Rhon, acusado de mandar matar jornalistas e ligações com o narcotráfico que domina o território. Retrato de uma vida cheia de contradições, deslizes e relações perigosas.

Maradona pausa carreira de técnico e se torna presidente de clube

A presidência foi roubada de Lula', diz Maradona na Rússia - Rede Brasil  Atual

Veja também

Acordos comerciais são “ganha-ganha”, diz Alckmin a Macron

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas