sábado 8 de maio de 2021
Foto: Arquivo
Home / NOTÍCIAS / Funceb marca cinquentenário de morte de Walter da Silveira com webinários
quarta-feira 28 de outubro de 2020 às 11:51h

Funceb marca cinquentenário de morte de Walter da Silveira com webinários

NOTÍCIAS


Lançamento de livro e debates integram a programação que homenageia o cineclubista baiano

A Fundação Cultural do Estado da Bahia, através de sua Diretoria de Audiovisual (Dimas/Funceb), promove uma programação especial em celebração ao fundador e programador do Clube de Cinema da Bahia, Walter da Silveira, que completa 50 anos de morte em 5 de novembro de 2020.

O soteropolitano Walter da Silveira (1915-1970) foi crítico de cinema, militante político, professor, historiador, cineclubista, ensaísta e advogado formado pela Faculdade de Direito da Bahia em 1935, sendo reconhecido como advogado das causas populares. Em 1950 fundou o Clube de Cinema da Bahia, além de ter organizado festivais de cinema e um Curso de Cinema em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Conhecido como o guru do cinema novo da Bahia, Walter da Silveira foi um agente fundamental na formação de cineastas e pesquisadores do período que ficou conhecido como o Ciclo Baiano de Cinema. Ele nomeia a Sala de Cinema Walter da Silveira, administrada pela Diretoria de Audiovisual da Funceb, única sala de cinema gratuito em funcionamento no estado.

A programação acontecerá através do canal da Funceb no Youtube nos dias 3, 4 e 5 de novembro, sempre às 19h, quando será transmitido webinários com o tema “Diálogos Audiovisuais – Ano III – O legado de Walter da Silveira”. Os webinários ocorrem sob a coordenação acadêmica da professora da UFRB e organizadora do livro “Walter da Silveira e o cinema moderno no Brasil”, que será lançado na ocasião, Cyntia Nogueira.

Os eventos acontecem em parceria com a Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba), com o curso de Cinema e Audiovisual da Universidade do Recôncavo Baiano (UFRB) e com a TV Educativa da Bahia. Confira a programação:

 

Veja também

Pazuello recusa cargo no Planalto e avalia tirar AGU de sua defesa, diz jornal

Um dos principais alvos da CPI da Covid, o ex-ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!