domingo 20 de setembro de 2020
Foto: Divulgação/Arquivo
Home / NOTÍCIAS / Governadores querem dissolução do Consórcio do Nordeste, diz coluna
quarta-feira 12 de agosto de 2020 às 09:06h

Governadores querem dissolução do Consórcio do Nordeste, diz coluna

NOTÍCIAS, POLÍTICA


Segundo a coluna Giba Um do jornal Correio do Estado, o Consórcio Nordeste, concebido como um bloco de resistência a Bolsonaro, começar a ruir por dentro. Artífices do movimento, os governadores Flávio Dino (PCdoB) e Rui Costa (PT) estariam articulando a dissolução do condomínio federativo.

Em meio a pandemia, o Consórcio tem servido para colar nos nove governos da região a pecha de corruptos, por conta das seguidas acusações de desvios de recursos na compra de equipamentos médicos. As denúncias atingem todos os estados do Nordeste.

O pool hoje, conforme a coluna, é investigado pelos Ministérios Públicos e Tribunais de Contas estaduais e Procuradoria Geral da República. Em meios essa “Operação Lava Respirador”, é criminalizado por seus próprios sócios-fundadores.

O governo de Alagoas entrou na justiça contra Carlos Gabas, ex-ministro da Previdência de Dilma e hoje secretário executivo do Consórcio Nordeste. O estado cobra a devolução dos R$ 4,5 milhões que repassou para o consórcio para a compra de ventiladores mecânicos. Os equipamentos não foram entregues. Do ponto de vista jurídico, os respectivos governos estaduais não se livrarão de processos caso se confirme o desmanche do Consórcio Nordeste.

Veja também

Em evento evangélico, Bolsonaro diz ter sido tolhido pelo Judiciário

O presidente Jair Bolsonaro afirmou neste último sábado (20) que tomou decisões contra a pandemia …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!