domingo 9 de maio de 2021
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Governo da Bahia conclui testagem para o novo Coronavírus nas escolas da Liberdade e região
quarta-feira 28 de outubro de 2020 às 11:41h

Governo da Bahia conclui testagem para o novo Coronavírus nas escolas da Liberdade e região

NOTÍCIAS


A comunidade escolar do bairro de Nazaré foi atendida no último dia de testagens para o novo Coronavírus, que abrangeu escolas localizadas na Liberdade e região. Nesta terceira etapa da aplicação dos testes, em Salvador, o serviço foi disponibilizado para 18 escolas nos bairros Liberdade, Caixa D´Água, Queimadinho, IAPI, Pero Vaz, Pau Miúdo, Cidade Nova, Curuzu, Soledade, Barbalho e Nazaré, cobrindo mais de 19 mil pessoas, em uma ação realizada em parceria entre as secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Saúde (SESAB).

Nesta quarta-feira (28), o Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Gestão – Severino Vieira, escola-polo do bairro de Nazaré, recebeu a sua própria comunidade escolar e a da Escola Estadual Severino Vieira. “Finalizamos a terceira etapa em Salvador, além das duas fases no interior, tendo a certeza de que foi uma decisão acertada realizar a aplicação dos testes para a comunidade escolar. Na capital, abrangemos regiões populosas para que pudéssemos cuidar da saúde de um maior número de estudantes, professores e funcionários. E, junto a isso, podermos ter uma melhor análise da situação da rede de ensino em relação à pandemia”, destacou o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues.

Para o coordenador de Articulação de Projetos para a Educação da SEC, Helder Amorim, a escola vem ressaltando a sua importância para milhares de pessoas. “Estamos alcançando um público que mostra interesse nesta ação e está comparecendo às unidades escolares. Isso mostra que a preocupação do governador e do secretário não está apenas na educação, mas com a saúde de nossas comunidades escolares”, disse.

A estudante Letícia Alves, 17, 1º ano, da Escola Estadual Severino Vieira, considera que as testagens dão mais confiança em uma possível volta. “A gente ver, com toda esta mobilização, que há um cuidado com a gente. E isso nos dá mais segurança”, disse. Segundo o professor de Língua Portuguesa e Redação, Itamar dos Santos, as testagens nas escolas atraem de forma mais eficaz a comunidade escolar. “Achei a ideia excelente de colocar as escolas como ponto de atendimento, porque não ficamos rodando a cidade procurando os locais. E a organização foi, realmente, muito legal”, afirmou.

Testagens

Os testes são do tipo RT-PCR e já foram aplicados nas comunidades escolares de 28 escolas do Subúrbio Ferroviário de Salvador e de 21 escolas localizadas no bairro de Cajazeiras e região. No interior, foram aplicados testes rápidos em estudantes, professores e funcionários da rede estadual nas cidades de Itajuípe, Itabuna, Ilhéus, Ipiaú, Uruçuca e Jequié.

Para a realização dos exames, as unidades escolares foram preparadas com a higienização do local e disponibilização de álcool em gel e pias com sabão para a lavagem das mãos. Também foi exigido o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). E todos aqueles que foram fazer o teste tiveram que usar máscara de proteção. Os testes são avaliados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN).
Foto: Josenildo Almeida

Veja também

Morte de petroleiro pode confirmar responsabilidade legal de empresas por casos de Covid-19

Uma ação sobre a morte de um petroleiro da Transpetro deve abrir debate na Justiça …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!