quinta-feira 28 de março de 2024
Home / DESTAQUE / Governo da Bahia e setor produtivo estudam desenvolver o interior
segunda-feira 19 de julho de 2021 às 17:59h

Governo da Bahia e setor produtivo estudam desenvolver o interior

DESTAQUE, NOTÍCIAS


A formatação de um pacto para o desenvolvimento regional da Bahia, integrando o Governo do Estado e setor produtivo, foi o foco de um encontro entre o vice-governador João Leão, secretário do Planejamento, e as federações dos diversos setores da economia, nesta segunda-feira (19), na Governadoria. Federação das Indústrias (Fieb), Federação da Agricultura (Faeb), Fecomércio e Sebrae vão compor um grupo de trabalho com as pastas estaduais do Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Educação e Agricultura para viabilizar projetos no interior do estado.

“O ponto de partida é o Polo Agroindustrial e Bioenergético do Médio São Francisco e a Fazenda Escola Modelo, em implantação no município de Barra, e o projeto CIMATEC Sertão. Esse comitê multidisciplinar vai debater um ponto de convergência para efetivação de um projeto que integre os setores agro, indústria e serviços para capacitar mão de obra, atrair novos investimentos e gerar emprego para o povo do interior baiano”, afirma Leão.

“O polo agrícola de Barra é o novo polo de desenvolvimento agropecuário da Bahia, que tem um potencial extraordinário na cana-de-açúcar, na fruticultura, nos grãos e nada melhor do que uma escola onde todos os setores produtivos estejam envolvidos para buscar um ponto de convergência de uma gestão eficiente e um planejamento sustentável de funcionamento dessa escola, para que através da qualificação e da capacitação possa ajudar na geração de emprego e renda”, destacou o presidente da Federação da agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), Humberto Miranda.

“Não vai demorar muito para o início das obras da ponte Salvador Itaparica, a Fiol está quase pronta. E agora o Polo Agroindustrial. Temos o tripé econômico que vai transformar a Bahia numa locomotiva da economia brasileira. Esse desenvolvimento só será possível dialogando, planejando e trabalhando conjuntamente com diversos setores. E demos esse passo hoje com a realização desta reunião”, ressalta Nelson Leal.

O secretário estadual de Agricultura João Carlos Oliveira enfatizou a importância da iniciativa. “A reunião que tivemos hoje na vice-governadoria foi de extrema importância, pois busca parceria pra uma construção coletiva, indo de encontro ao trabalho que estamos fazendo na Seagri. Estiveram reunidos hoje segmentos ligados direta e indiretamente com o desenvolvimento sócio econômico do Estado. Na ocasião, foram ressaltados diversos projetos, com destaque para a escola agrícola que será implantada no município de Barra”, explicou.

O encontro contou com a presença dos presidentes da Fieb, Ricardo Alban e da Fecomércio, Carlos Andrade, do diretor superintendente do Sebrae, Jorge Khoury, além do diretor de Tecnologia e Inovação do CIMATEC, Leone Peter Andrade e do superintendente da Educação Profissional e Tecnológica da SEC, Ezequiel Westphal.

Veja também

IA traz desafios à segurança do setor financeiro, mas também oportunidades, diz Tesouro dos EUA

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos publicou relatório nesta quarta-feira (27) no qual alerta …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas