sábado 31 de julho de 2021
Ilustração MJ
Home / JUSTIÇA / Governo Federal leiloa bens relacionados a crimes de lavagem de dinheiro
sexta-feira 16 de julho de 2021 às 05:35h

Governo Federal leiloa bens relacionados a crimes de lavagem de dinheiro

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


Será o maior leilão da história já realizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública

Dez lotes de bens imóveis no Mato Grosso serão leiloados pelo Governo Federal. É o maior leilão da história já realizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

“No ano em que o Ministério da Justiça e Segurança Pública comemora seus 199 anos de existência, a Secretaria Nacional de Política sobre Drogas (Senad) realiza o seu maior leilão da história, cujos bens estão avaliados em mais de R$ 80 milhões”, disse o secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Luiz Roberto Beggiora.

Todo o patrimônio que será leiloado está relacionado a crimes de lavagem de dinheiro. Entre bens, há fazenda, salas comerciais e terrenos urbanos.

“São bens apreendidos em Mato Grosso que pertenceram a João Arcanjo Ribeiro, que foi condenado por jogo do bicho e lavagem de dinheiro. Serão vendidos vários imóveis urbanos e rurais, salas comerciais, alguns avaliados em mais de R$ 10 milhões”, acrescentou o secretário.

Lances na internet

Os lances, de forma on line, podem ser realizados até o dia 22 de julho.

Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, os lances iniciam abaixo do valor avaliado, o equivalente a 75% do preço de mercado; e o pagamento pode ser parcelado.

Todo recurso arrecadado é destinado aos cofres públicos. Quando os bens leiloados vêm de crimes relacionados ao tráfico de drogas, o dinheiro é destinado ao Fundo Nacional Antidrogas (Funad) para financiar projetos de segurança pública e combate à entorpecentes no país.

“É uma boa oportunidade para adquirir um bem abaixo do valor do mercado e ainda contribuir para descapitalização do crime organizado. Os recursos da venda desses bens serão aplicados em políticas públicas na área de segurança no estado”, finalizou Luiz Roberto Beggiora.

Leilões no país

A venda de bens apreendidos pelas forças policiais no combate ao crime é realizada sempre por meio de leilões do Ministério da Justiça e Segurança Pública. São colocados à venda carros, motocicletas, aeronaves, terras, embarcações, apartamentos, cabeças de gado e itens de luxo, como diamantes e ouro.

Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, até 2018, eram realizados, em média, seis leilões por ano. De 2019 para cá, esse número vem aumentando. Em 2020, foram realizados quase 100 leilões de bens apreendidos. Todo o valor arrecadado é revertido de volta à sociedade para o fortalecimento de políticas públicas.

Veja também

Hospital Municipal de Salvador retoma cirurgias eletivas

O Hospital Municipal de Salvador (HMS) retomou as cirurgias eletivas na unidade após 120 dias …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!