quarta-feira 12 de maio de 2021
Foto: Reprodução/TV Bahia
Home / NOTÍCIAS / Guarda Municipal é executado em Salvador
quinta-feira 22 de abril de 2021 às 12:27h

Guarda Municipal é executado em Salvador

NOTÍCIAS


O Guarda Civil Municipal de Salvador identificado como Marcos Cardoso foi executado no final da manhã desta quinta-feira (22), por suspeitos na Rua da Polêmica, bairro de Brotas, na capital baiana. A vítima estava em uma motocicleta quando foi alvejado, por suspeitos que surgiram na via e teve a arma calibre .38 roubada pelos acusados.

O índice de pessoas mortas por policiais da ativa cresceu 47% na Bahia no ano de 2020, em comparação a 2019. Segundo levantamento do Monitor da Violência, divulgado nesta quinta-feira (22), foram 773 pessoas mortas pela polícia em 2019, enquanto em 200 esse número foi para 1.137. Os dados estão relacionados a policiais civis e militares.

Em números absolutos, a Bahia foi o segundo estado do país na quantidade de mortes causadas por policias, em 2020, ficando atrás somente do Rio de Janeiro (1.239 mortes). Com relação ao índice de crescimento deste tipo de ocorrência, o estado baiano ficou em 4º lugar no país, atrás do Mato grosso (83%), Pernambuco (58%) e Tocantins (50%). O índice da Bahia ficou muito acima da média nacional, que registrou uma queda no número de pessoas mortas pela polícia (-3%).

Já em relação ao índice de mortes por policiais a cada mil habitantes, a Bahia ocupa o terceiro lugar no Brasil, com 7,6. Na frente do estado baiano, estão Amapá (12,8) e Sergipe (8,5).

Os dados sobre vitimização e letalidade policial, inéditos, fazem parte de um levantamento exclusivo feito pelo G1 dentro do Monitor da Violência, uma parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Veja também

Bolsonaro e Lula polarizam disputa ao Planalto, mostra XP-Ipespe

A rodada de maio da pesquisa XP-Ipespe mostra manutenção do cenário de polarização entre o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!