quarta-feira 21 de abril de 2021
Foto: Fernando Vivas/GOVBA
Home / NOTÍCIAS / Hospital da Mulher realiza triagem para mastologia e planejamento familiar
sexta-feira 17 de janeiro de 2020 às 10:23h

Hospital da Mulher realiza triagem para mastologia e planejamento familiar

NOTÍCIAS, SAÚDE


No próximo sábado (18), das 7h às 9h, o Hospital da Mulher (HM), no Largo de Roma, em Salvador, vai realizar uma triagem para marcação de consultas com mastologistas e especialistas em planejamento familiar. Podem participar pacientes que já possuam exames como mamografia, ressonância magnética ou ultrassonografia mamária, biópsias ou alterações palpáveis e visíveis na mama, como sangramento ou ferimento. Quem deseja colocar o dispositivo intrauterino (DIU) ou fazer laqueadura também será atendida. Além dos exames, a paciente deve apresentar carteira de identidade (RG), comprovante de residência e cartão do SUS.

“Nosso hospital é voltado para o tratamento das pacientes com câncer de mama. Então, as pacientes que devem ser encaminhadas são as que têm alteração no exame de mama. Elas serão acolhidas para que a gente possa dar seguimento no tratamento delas. O outro foco dessa ação é o planejamento familiar. Nós vamos receber pacientes entre 25 e 40 anos de idade, que tenham pelo menos dois filhos e queiram realizar laqueadura tubária, como contracepção definitiva, e pacientes que desejem colocar o DIU como método contraceptivo de longo prazo”, explica o coordenador o serviço de ginecologia do HM, Luis Carlos Monteiro.

Em outubro do ano passado, a dona de casa Tatiane Sacramento participou de uma triagem em mastologia no HM. Ela levou os exames que mostravam a presença de um nódulo na mama esquerda. A partir deste atendimento, Tatiane iniciou o acompanhamento do caso. O próximo passo é a realização da biópsia. “Meu tratamento está sendo maravilhoso. Foi uma oportunidade muito boa para mim porque todas as portas estavam fechadas para fazer meu tratamento. Agora já fiz vários exames e só falta fazer a biópsia”, conta.

Em três anos de funcionamento, o HM se tornou referência estadual em saúde da mulher e já realizou o total de 650 mil atendimentos, sendo 27 mil cirurgias. “O HM é um hospital premiado nacionalmente, que vem se desenvolvendo no ensino e pesquisa com a residência. São feitos muito importantes, mas muito mais importante que isso e que nos gratifica muito é perceber que este hospital se tornou o hospital do coração das mulheres da Bahia. Isso nos anima e nos motiva a continuar trabalhando pelo aprimoramento contínuo dos processos”, afirma o diretor-geral da unidade, Marco Antônio Andrade.

Com exceção do Serviço de Atendimento às Mulheres Expostas à Violência Sexual (Serviço AME), que funciona sob demanda espontânea, 24 horas por dia, o atendimento no HM é agendado por meio da Lista Única, através das Unidades Básicas de Saúde dos municípios. Mais informações sobre a unidade podem ser obtidas pelo número 0800 071 4000. A ligação é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Veja também

Mais de 335 quilômetros de rodovias passarão por recuperação no oeste da Bahia

Mais de 335 quilômetros de rodovias serão recuperados pelo Governo do Estado no oeste da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!