quarta-feira 24 de abril de 2024
Home / DESTAQUE / Hospital municipal de Lauro de Freitas finaliza ‘Mutirão de Cirurgias’ com sucesso
sexta-feira 7 de dezembro de 2018 às 06:13h

Hospital municipal de Lauro de Freitas finaliza ‘Mutirão de Cirurgias’ com sucesso

DESTAQUE, NOTÍCIAS, RMS


Foram 23 dias ininterruptos em que a equipe do Hospital Municipal Dia Jorge Novis se dedicou ao Mutirão de Cirurgias no município de Lauro de Freitas na região metropolitana de Salvador.

Participando pela segunda vez do programa do Governo do Estado, o hospital colocou sua estrutura e servidores para atender as demandas do Programa, além de manter os atendimentos de rotina da unidade. O Mutirão teve início no dia 8 de novembro e finalizados na última semana atingindo um total de 453 procedimentos.

Centro cirúrgico do hospital Hospital Municipal Dia Jorge Novis

Assim como na primeira edição do Mutirão de Cirurgias em Lauro de Freitas, o programa não atendeu apenas moradores locais. Neste segundo momento, 33% dos pacientes vieram de outras cidades. Além das cirurgias de vesícula, hérnias (inguinal, umbilical e epigástrica), histerectomia (útero) realizadas no Jorge Novis, o Mutirão de Cirurgias encaminhou 200 pessoas para cirurgia de tireoidectomia (retirada da tireoide) e cadastrou crianças para procedimentos de amigdalectomia com adenóide; hernioplastias inguinal, umbilical e epigástrica; retossigmoidectomia (retirada da bolsa de colostomia).

A maioria dos pacientes realizou cirurgia de vesícula. Nesse procedimento foi utilizada a vídeolaparoscopia, técnica em que são feitas quatro incisões no abdome do paciente por onde é introduzida uma microcâmara de alta definição. A cirurgia é realizada com menor manipulação e menos cortes, e tem recuperação mais rápida. Na rede particular a cirurgia de vesícula por vídeo custa cerca de 10 mil reais.

Para a diretora do Jorge Novis, Elisa Daltro, o hospital manteve a política de atendimento humanizado que pratica desde a reaberta da unidade, em julho de 2017. “O Mutirão de Cirurgias foi um sucesso, os objetivos foram atingidos. Ofertamos eficiência técnica e atendimento humanizado conforme os preceitos do SUS, que são a universalidade, a integralidade e a equidade”. Na primeira edição em Lauro de Freitas o Mutirão de Cirurgias realizou 1.040 procedimentos.

Além dos pacientes do Mutirão de Cirurgias, o HMJN manteve o atendimento médico ambulatorial de rotina da unidade. Nesse período 1506 pacientes foram atendidos e 1.500 exames realizados como ultrassonografia, endoscopia, punção mamária, mapa e eco cardiograma. No mês de novembro o hospital recebeu mais de 3.400 pacientes.

Veja também

Entenda o que é o Siafi, sistema do governo alvo de invasões

Alvo de invasões recentes que podem ter resultado em desvio de recursos, o Sistema Integrado …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas