domingo 20 de junho de 2021
Foto: Assessoria/Bia Kicis
Home / DESTAQUE / PGR investiga deputada Bia Kicis por incitar motim policial na Bahia
terça-feira 18 de maio de 2021 às 07:09h

PGR investiga deputada Bia Kicis por incitar motim policial na Bahia

DESTAQUE, JUSTIÇA, NOTÍCIAS


A PGR despachou ofício ao gabinete da ministra Rosa Weber na última semana em que revela ter aberto investigação preliminar contra a deputada federal Bia Kicis (PSL-SP), atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.

Integrante da bancada radical do bolsonarismo, a deputada, segundo o ofício da PGR, usou as redes sociais em março para incitar um motim de policiais na Bahia.

A prática foi enquadrada de acordo com a revista Veja no artigo 286 do Código Penal, que prevê detenção de três a seis meses ou multa para quem “incitar, publicamente, a prática de crime”.

Além de conclamar que os policiais desrespeitassem ordens do governador da Bahia, Rui Costa, sobre restrições sanitárias na pandemia, a deputada espalhou fake news sobre o episódio envolvendo um policial que, em surto, atirou contra os próprios colegas e foi abatido por causa disso.

A deputada correu apagar a postagem depois da repercussão de sua mensagem. Segundo a PGR informa ao STF, a investigação contra Bia Kicis foi aberta no dia 8 de abril.

“Eventual surgimento de indícios razoáveis de possível prática criminosa pela requerida (Bia Kicis), na Notícia de Fato mencionada, ensejará, pois, a adoção de providências ne-cessárias à persecução penal”, escreve o vice-procurador Humberto Jacques de Medei-ros.

A manifestação da PGR ocorreu em outro pedido de investigação contra a deputada pelo mesmo motivo, apresentado pelo advogado Ricardo Bretanha Schmidt.

Veja também

Polarização entre Lula e Bolsonaro indica fracasso de lideranças da terceira via

O PSDB marcou suas prévias para as calendas de novembro, num gesto celebrado como exercício …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!