sábado 26 de setembro de 2020
Foto: Valdemiro Lopes / CMS
Home / NOTÍCIAS / Lançada 2ª edição da campanha Meu Corpo Não é Sua Fantasia
quinta-feira 13 de fevereiro de 2020 às 06:16h

Lançada 2ª edição da campanha Meu Corpo Não é Sua Fantasia

NOTÍCIAS


Pelo segundo ano consecutivo, a Câmara Municipal de Salvador promoverá no Carnaval, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, a campanha “Meu Corpo não é Sua Fantasia”. Uma cerimônia iniciada no Salão Nobre e estendida até a Praça Municipal, na tarde de terça-feira (12), marcou oficialmente o início antecipado da edição 2020 da mobilização, que visa combater o assédio e a violência contra as mulheres.

Capitaneada pela vereadora Ireuda Silva (Republicanos), a Comissão vai estar nos circuitos da folia e no Camarote da Câmara realizando ações educativas. Um jingle homônimo em ritmo de pagode integra os meios de alcance. Em 2019, o grupo formado por vereadoras e assessorias distribuiu panfletos e, em alguns momentos, prestou auxílio às vítimas.

“Ano passado chegamos a socorrer mulheres que foram hostilizadas, e esse ano não será diferente. Como o slogan diz: Meu corpo não é fantasia de ninguém. Não adianta o homem ir para o circuito e achar que pode avançar nas mulheres”, alertou Ireuda.

Segundo o presidente da Câmara, vereador Geraldo Júnior (SD), a campanha é reflexo das ações do Legislativo soteropolitano ao longo do ano. “A Mesa Diretora dá total apoio a este processo, por entender, em função do empoderamento e destas vulnerabilidades que estão associadas à mulher, que é uma campanha que serve de referência para outras capitais”, declarou, enaltecendo o trabalho de Ireuda à frente do colegiado.

Com camisas coloridas da campanha, as vereadoras Aladilce Souza (PCdoB), Marta Rodrigues (PT), Ana Rita Tavares (PMB) e Marcelle Moraes (sem partido), que integram a Comissão, fortaleceram o grito em prol de respeito ao gênero.

Causa da sociedade

O evento contou com a presença de diversos representantes dos poderes públicos, que participam diretamente do trabalho de conscientização. Compareceram as secretárias estadual e municipal de Política para a Mulheres, Julieta Palmeira e Rogéria Santos (vereadora licenciada), respectivamente. “Os poderes Executivo e Legislativo estão unidos efetivamente em prol desta campanha”, garantiu Rogéria ao público, sobre um trio à frente do Paço.

A vereadora Marta Rodrigues acredita que a ação tenha maior alcance em 2020. “Tem que ultrapassar a mobilização do ano passado. O que as estatísticas confirmam é que 90% das mulheres tem denunciado que vêm sendo assediadas, é um número alto, mesmo com tantas campanhas”, observou.

Destacando a relevância da campanha no “maior Carnaval do planeta”, o vice-prefeito Bruno Reis lamentou que ainda seja preciso ações como esta para conscientizar a população. Na ocasião, o representante do Executivo conclamou os vereadores para colaborar com a campanha divulgando-a nas redes sociais.

Ainda marcaram presença agentes da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar. Conforme orientado pelos agentes de segurança, em casos de assédios ou atos de violência, as guarnições poderão ser acionadas para que as medidas cabíveis ao agressor sejam tomadas.

Vereadores como Marcos Mendes (PSOL) e Luiz Carlos de Souza (Republicanos) vestiram, literalmente, a camisa da campanha durante a solenidade. Ainda em plenário, o vereador Sílvio Humberto (PSB) falou da importância da iniciativa: “Não é um problema apenas da mulher, é um problema de toda sociedade”.

Veja também

Brasil passará a fazer de parte de plataforma internacional de proteção ao consumidor

Para garantir mais proteção aos consumidores brasileiros, o Governo Federal aderiu à plataforma internacional de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!