segunda-feira 2 de agosto de 2021
Foto: Divulgação
Home / NEGÓCIOS / Leve alta mantém trilha de recuperação da confiança do empresariado baiano em junho
segunda-feira 12 de julho de 2021 às 18:30h

Leve alta mantém trilha de recuperação da confiança do empresariado baiano em junho

NEGÓCIOS, NOTÍCIAS


O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), índice que avalia as expectativas do setor produtivo do estado, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), apresentou, em junho, um quadro de maior confiança comparativamente ao observado no mês anterior. Com este aumento, o terceiro após três quedas mensais consecutivas, o pessimismo recuou novamente e a confiança empresarial se manteve na trilha de recuperação – entretanto, em magnitude ainda insuficiente para suplantar a perda constatada ao longo do primeiro trimestre deste ano.

Numa escala que pode variar de -1.000 a 1.000 pontos, o ICEB marcou -210 pontos, revelando-se negativo pela 16ª vez consecutiva. Mesmo com a alta mais recente, a confiança do empresariado local permaneceu na zona de PessimismoModerado.

O resultado do mês de junho indicou uma alta de confiança da ordem de 7 pontos em relação ao observado em maio (-217 pontos), representando mais uma acomodação do que um avanço propriamente dito. Num comparativo com o registrado um ano antes (-451 pontos), a melhora no indicador foi de 241 pontos.

O avanço no nível de confiança de maio a junho não aconteceu de forma generalizada, visto que repercutiu o progresso nos indicadores de três das quatro atividades – Agropecuária, Indústria e Comércio (exceto Serviços, portanto). No comparativo com o mesmo mês do ano antecedente, por outro lado, todos os setores analisados apresentaram expansão da confiança.

Do conjunto avaliado, os itens juros, situação financeira e abertura de unidades apresentaram os indicadores de confiança em pior situação no mês. Em contrapartida, as variáveis PIB nacional, exportação e câmbio foram aquelas com as melhores expectativas do empresariado baiano.

O boletim completo com as análises referentes ao mês de junho pode ser acessado diretamente do site da SEI.

Veja também

Câmara de Salvador aprova Dia Municipal do Terceiro Setor

A Câmara Municipal de Salvador aprovou o Projeto de Lei n° 4/2021, que institui o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!