domingo 20 de setembro de 2020
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Home / DESTAQUE / Líder do governo não descarta prorrogação dos mandatos de prefeitos e vereadores
terça-feira 23 de junho de 2020 às 05:52h

Líder do governo não descarta prorrogação dos mandatos de prefeitos e vereadores

DESTAQUE, POLÍTICA


O 2º secretário da Mesa Diretora do Congresso Nacional, senador Eduardo Gomes (MDB-TO), afirmou nesta última segunda-feira (22), durante uma live do Jornal da Record, que o processo eleitoral deste ano “está completamente prejudicado” pela pandemia do novo coronavírus.

“Se as eleições forem adiadas para o dia 15 de novembro, pode não ser o suficiente. Esta eleição já está fortemente prejudicada”, disse o líder do governo aos jornalistas Eduardo Ribeiro, Giovanna Risardo e Renata Varandas.

Diante da situação, Gomes não descarta a possibilidade de prorrogação dos mandatos de prefeitos e vereadores. “Eu não duvido nada que a gente comece a discutir a prorrogação dos mandatos. Essa possibilidade já começa a ganhar força, porque as pessoas começam a entender que não é possível mudar o imponderável”, avaliou.

Na análise do senador, 1.213 prefeitos têm mais de 60 anos, sendo que 1.040 têm direito à reeleição. “Eles simplesmente não vão poder fazer campanhas’, observou ele, que vê uma eleição restritiva como mais prejudicial à democracia do que a prorrogação do pleito. As informações são do R7.

Para o senador, o possível adiamento das eleições poderia servir como uma forma de aprovar mudanças no sistema político. “Não seria desperdício abrir espaço para um debate e quem sabe iniciar uma reforma política mais ampla a partir da unificação dos mandatos”, ponderou ele ao defender o fim das eleições a cada dois anos.

Veja também

MDB se aproxima do governo Rui Costa

No mês de setembro o governador Rui Costa (PT) recebeu por duas vezes no Palácio …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!