terça-feira 18 de maio de 2021
Foto: Bruno Concha/Secom
Home / NOTÍCIAS / Limpurb intensifica ações de limpeza na Avenida Vasco da Gama
segunda-feira 12 de abril de 2021 às 17:14h

Limpurb intensifica ações de limpeza na Avenida Vasco da Gama

NOTÍCIAS


Resíduos diversos como copos descartáveis, embalagens de isopor, garrafas PET, sacolas plásticas, madeira e papéis foram retirados, nesta segunda-feira (12), de canaletas, bueiros e das margens do canal situado na Avenida Vasco da Gama, na altura do viaduto Juscelino Kubitschek, que dá acesso à Avenida Anita Garibaldi. A intensificação da limpeza nesses locais faz parte das ações da Operação Chuva, realizadas pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) com o intuito de evitar os alagamentos na cidade.

Uma equipe composta por 24 agentes de limpeza está atuando com o auxílio de vassouras, enxadas, foice, carros de mão e rastelos. Uma varredeira mecânica também dá suporte com o serviço de sucção e de desobstrução de bueiros. O reforço nas ações ocorre justamente devido às fortes chuvas na capital baiana, que acabam levando os resíduos das ruas para os bueiros e canaletas.

“Estamos realizando quatro serviços de limpeza aqui: a manual das canaletas, a mecanizada das canaletas, a das laterais das vias e a de toda a lateral do córrego. Esses são serviços de prevenção que evitam a ocorrência de alagamentos durante as chuvas”, explicou o presidente da Limpurb, Omar Gordilho.

Ele lembrou que o órgão vem trabalhando desde março, na fase preparatória da Operação Chuva. Agora que a operação foi iniciada, há intensificação do trabalho em diversos locais, como os bairros de São Caetano, Mata Escura, Periperi, Paripe e Pirajá. Os córregos têm tido uma atenção especial com a limpeza lateral realizada pela Limpurb e a limpeza interna mecanizada feita pela Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), melhorando o escoamento das águas pluviais.

Gordilho pediu à população que também faça a sua parte com o descarte correto de resíduos. “A maioria dos materiais que a gente retira desses locais é jogada pela população nas ruas e acaba vindo para as canaletas, por isso é importante que o cidadão também colabore e evite os transtornos ocasionados pela chuva”.

O servidor público aposentado Raimundo Nonato, de 55 anos, ficou surpreso ao ver a quantidade de resíduos retirados da canaleta. “É bastante lixo. A gente costuma reclamar da administração pública quando ocorrem os desastres, mas cada um também precisa fazer a sua parte. Que bom que a Prefeitura está fazendo essa limpeza, porque senão o alagamento seria inevitável”.

Operação

Durante a Operação Chuva, de abril a junho, a Limpurb também realiza serviços de capinação, roçagem, sacheamento e gancheamento, retirada de entulho, poda e limpeza nas encostas, enlonamento, relonamento em áreas de risco e de difícil acesso, limpeza de valetas e bocas de lobo e remoção de terra.

Três equipes atuam no plantão permanente no turno diurno e duas equipes estão disponíveis para atender situações de emergência no turno da noite, de domingo a domingo. Equipamentos como caminhões de carroceria, caminhões munck, caçambas, pá carregadeira e caminhões-pipa também são utilizados para dar suporte às demandas operacionais.

Veja também

Salvador tem cerca de 270 mil eleitores com título cancelado; veja como regularizar

Em Salvador, maior colégio eleitoral da Bahia, 269.568 eleitores estão com títulos cancelados (excluindo óbitos). …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!