quinta-feira 18 de abril de 2024
Foto: Ascom/AL-BA
Home / NOTÍCIAS / Marcelo Veiga propõe Comenda 2 de Julho a tenente-coronel da Polícia Militar
terça-feira 23 de junho de 2020 às 15:06h

Marcelo Veiga propõe Comenda 2 de Julho a tenente-coronel da Polícia Militar

NOTÍCIAS


A outorga da Comenda 2 de Julho ao tenente-coronel da Polícia Militar Reginaldo Moraes da Silva Filho, por suas “qualificações importantes, atuação exemplar e dedicação de uma vida à melhoria da sociedade”, foi proposta pelo deputado Marcelo Veiga (PSB), na Assembleia Legislativa da Bahia. No projeto de resolução que sugere a homenagem, o parlamentar contou a história do militar, que, ainda criança, “já motivado pelo exemplo do pai e dos dois irmãos mais velhos, todos oficiais superiores da Polícia Militar da Bahia, ingressou no Colégio Militar de Salvador, onde começou a trilhar sua carreira no militarismo, sempre alavancado pelo amor à instituição e aos valores por ela defendidos”.

Aos 21 anos, em 1986, o homenageado ingressou na Academia de Polícia Militar do Estado da Bahia como aluno oficial. Concluiu o curso de formação e foi promovido ao posto de 2º tenente da PM em 2 de julho de 1989.

Durante seus 34 anos “de excelentes serviços prestados”, através da Polícia Militar, serviu em diversas unidades da PM do Estado. “Ao chegar no 10º BPM, com seu jeito sério e justo nas ações, de imediato criou e comandou o Pelotão de Operações Especiais – fato que contribuiu diretamente na redução dos índices de violência que, à época, estavam elevados na cidade”, destacou Veiga.

No 7º BPM, em Salvador, ainda como tenente e comandante da 1ª Companhia, conseguiu, junto à Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), descentralizar a sede da Companhia, levando-a ao interior da Fonte Nova. A mudança possibilitou que, em dias de jogos, os policiais – que antes se apresentavam para o serviço em um espaço inadequado e distante do estádio – passassem a se apresentar na própria sede da Companhia, onde havia estacionamento exclusivo “e as conferências eram feitas de forma mais célere e eficiente”.

Em abril de 2010, já no posto de major da PM, assumiu o comando da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), com sede em Vera Cruz, permanecendo até outubro de 2013. Nesse período, implantou uma ferramenta tecnológica cuja execução trouxe ganhos expressivos ao policiamento da região, “além de ter contribuído para aproximar a Polícia Militar da comunidade, pondo em prática, portanto, a filosofia de policiamento comunitário, através do “bastão eletrônico” ou “bastão de ronda”, que consistiu na instalação de buttons em prédios públicos, estabelecimentos comerciais e residências”, destacou o autor da proposta de homenagem.

O button era um dispositivo que só poderia ser acionado pelo bastão que os policiais portavam, garantindo, assim, que o policiamento fosse realizado nos locais previamente estabelecidos pelo planejamento operacional.

Entre junho de 2015 a junho de 2018, período em que esteve à frente do Colégio da Polícia Miliar (CPM), em Ilhéus, desenvolveu vários projetos que beneficiaram toda a comunidade escolar, a exemplo do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).

O estímulo à qualificação de seu efetivo Policial Militar também mereceu destaque no projeto de resolução. Reginaldo Moraes atuou como docente no Colégio da Polícia Militar, comandando a Companhia de alunos em 1992, bem como na Academia de Polícia Militar, comandando o Pelotão de alunos entre 1993 a 1994, além de ter atuado como instrutor de policiamento de Rádio Patrulha no Núcleo de Formação de Soldados do 8º BPM.

Em junho de 2018, já promovido ao posto de tenente-coronel, foi designado ao comando do 4º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Alagoinhas, função que ocupa até hoje. Dentre as ações implantadas no seu comando, mereceu destaque de Marcelo Veiga o resgate e ampliação do Falcões na Ativa – projeto referendado pela Universidade do Estado da Bahia, que consiste em uma série de exercícios físicos previamente programados, nos quais participam os policiais militares empregados no setor administrativo.

Reginaldo Moraes da Silva Filho é bacharel em Direito, graduado pela Faculdade Dom Pedro II, bacharel em Segurança Pública – Curso de Formação de Oficiais pela Academia de Polícia Militar do Estado da Bahia – turma de 2004; especialista em Gestão Estratégia de Segurança Pública – Cegesp pela Uneb, turma de 2019.

Ele tem 54 anos, é natural de Salvador, filho de Reginaldo Moraes da Silva e Margarida Menezes da Silva, casado com Zelma Almeida Lima. Tem três filhos: Daila Vanuzia Gonzaga da Silva, Italo Alves Moraes da Silva e Maria Rita Bitencourt Silva.

Veja também

Por que Rússia deve crescer mais do que todos os países desenvolvidos, apesar de guerra e sanções, segundo o FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê que a economia da Rússia cresça mais rápido que a de todos os países desenvolvidos, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas