terça-feira 10 de dezembro de 2019
Foto: Site Osid
Home / NOTÍCIAS / Maria Rita Pontes receberá Medalha Irmã Dulce hoje
segunda-feira 2 de dezembro de 2019 às 14:48h

Maria Rita Pontes receberá Medalha Irmã Dulce hoje

NOTÍCIAS


A Câmara Municipal de Salvador vai homenagear a superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), Maria Rita Lopes Pontes, com a primeira Medalha Irmã Dulce.

A sessão solene será nesta segunda-feira (2), às 19h, no Plenário Cosme de Farias. A homenagem foi proposta pelo vereador Joceval Rodrigues (Cidadania) com aprovação unânime pelos vereadores de Salvador. A medalha é destinada a pessoas físicas, empresas ou instituições do terceiro setor que se destaquem na promoção de relevantes obras sociais na cidade de Salvador.

O autor do Projeto de Resolução nº 95/19 que concede a homenagem destaca o trabalho de Maria Rita Lopes Pontes, sobrinha e sucessora do legado de caridade e filantropia de Santa Dulce dos Pobres, a primeira santa brasileira, canonizada no Vaticano em outubro. “Ela é merecedora dessa Medalha que leva o nome da sua tia por sempre ter conduzido a Osid com muito amor e carinho”, reforça o vereador.

Joceval Rodrigues lembra que Maria Rita está à frente da Osid desde 1989, quando foi convidada pela tia e pelos conselheiros da entidade para se tornar gestora da obra social, que inclui o Hospital Santo Antônio, na Cidade Baixa, e o Centro Educacional Santo Antônio, em Simões Filho. Além das unidades próprias, a entidade também faz a gestão de unidades de saúde externas.

Maria Rita Pontes

Formada em jornalismo, a carioca Maria Rita Pontes tem o nome de batismo de sua tia, Irmã Dulce, que após ser canonizada, em 13 de outubro de 2019, passou a ser a Santa Dulce dos Pobres. A participação efetiva de Maria Rita na obra social fundada pela freira baiana fez com que o Conselho de Administração das Obras Sociais Irmã Dulce a convocasse, em 1991, para assumir interinamente a direção dos trabalhos, face ao afastamento de Irmã Dulce por motivos de saúde. Em março de 1992, aberta a Carta-Testamento deixada pela religiosa, Maria Rita fez sua última vontade permanecendo à frente das Obras Sociais, após seu falecimento. Como superintendente da OSID, Maria Rita vem desenvolvendo um trabalho social que beneficia diariamente milhares de pessoas, entre idosos, pessoas com deficiência e com deformidades craniofaciais, pacientes oncológicos, crianças e adolescentes em situação de risco social, dependentes de substâncias psicoativas e pessoas em situação de rua.

Veja também

Prefeito do PSD desiste de buscar reeleição

“Não me apeguei ao poder, vou terminar meu mandato e seguir minha vida”, declarou o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!