sábado 20 de abril de 2024
Yang Wanming, embaixador da China no Brasil - Romulo Serpa/Agência CNJ/Divulgação
Home / Mundo / MUNDO / “Melhor que nada”, diz embaixador da China, após EUA doar vacinas ao Brasil e AL
quinta-feira 3 de junho de 2021 às 17:49h

“Melhor que nada”, diz embaixador da China, após EUA doar vacinas ao Brasil e AL

MUNDO, NOTÍCIAS


O embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, ironizou a doação de seis milhões de doses de vacina contra a covid-19 oferecida hoje pelos Estados Unidos a países da América Latina —dentre eles, o Brasil.

“É melhor do que nada”, escreveu Wanming, em mensagem publicada nas redes sociais, na tarde de hoje. “É verdade. Sempre fazemos todo o possível dentro do desejo e alcance”, completou.

As doses serão divididas entre Brasil, Argentina, Colômbia, Costa Rica, Peru, Equador, Paraguai, Bolívia, Guatemala, El Salvador, Honduras, Panamá, Haiti, República Dominicana e outros países da comunidade do Caribe. Ainda não há detalhamento sobre número de doses que o Brasil irá receber.

O Brasil entrou na lista de países que irão receber vacinas americanas através do Covax Facility, consórcio internacional. Os EUA irão distribuir 75% das doses através do Covax e 25% diretamente a outros países.

Yanming acumula histórico de atritos com autoridades do governo de Bolsonaro, e também com o próprio deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente.

Em março de 2020, depois de Eduardo Bolsonaro responsabilizar o país pela disseminação global do coronavírus, a diplomacia de Pequim reagiu com ataques ao parlamentar, dizendo que ele havia contraído “vírus mental” ao retornar de viagem a Miami (EUA). O Itamaraty então cobrou retratação da China, provocando a interrupção por quase um ano o diálogo entre o ex-ministro Ernesto Araújo e a embaixada chinesa no Brasil.

Em janeiro deste ano, Araújo afirmou que o Brasil deveria se unir aos Estados Unidos para barrar o que chamou de “tecnototalitarismo”, em uma referência velada à China.

Durante depoimento à CPI da Covid, o ex-chanceler, no entanto, insistiu na CPI que nenhuma declaração sua foi ofensiva e que as relações com o governo chinês não foram afetadas.

Os frequentes ataques de integrantes do governo à China, um dos principais parceiros comerciais do Brasil, fez com que a oposição criticar Bolsonaro e Araújo, e virou tema até mesmo na comissão que investiga ações do governo federal durante enfrentamento da pandemia.

Veja também

Prefeituras empreendedoras premiadas pelo Sebrae na Bahia serão conhecidas na terça (23)

Prefeituras empreendedoras premiadas pelo Sebrae na Bahia serão conhecidas Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora reúne autoridades …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas