quarta-feira 24 de abril de 2024
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Método da Embrapa ajuda diminuir desperdício durante colheita da soja
terça-feira 16 de março de 2021 às 11:47h

Método da Embrapa ajuda diminuir desperdício durante colheita da soja

NOTÍCIAS


O Paraná pode ser considerado um exemplo no quesito “diminuição do desperdício na colheita da soja”. Na década de 1980, a estimativa apontava para perdas que variavam entre 3 e 7 sacas de soja por hectare no estado. Mas, atualmente, a média é de 1,05 sacas de soja. O segredo para essa importante redução é um método simples, criado pela Embrapa ainda naquela década. As nformações são do canal Rural.

Não existem dados oficiais sobre isso no país, mas a estimativa da Embrapa é que no Brasil as perdas na colheita são maiores que duas sacas por hectare na média. O método criado pela entidade não consiste em um passe de mágica para diminuir o problema, mas sim, em mostrar que ele existe.

Na década de 1980, a Embrapa desenvolveu um kit bem simples que pode revelar o tamanho das perdas por hectare. “A otimização do processo de colheita da soja passa pela quantificação das perdas e o entendimento das suas causas, bem como a promoção de treinamentos para a qualificação de operadores de colhedoras”, diz o pesquisador da Embrapa Osmar Conte.

O kit

A metodologia desenvolvida pela Embrapa considera a relação entre o peso e o volume de grãos. A ferramenta é constantemente atualizada e aprimorada para se adequar às novas máquinas e às mudanças no processo produtivo da soja.

Veja também

Fundação Pedro Calmon encerra agenda em Bogotá com visita a embaixada do Brasil na Colômbia

Completando a sua última agenda na Colômbia, na última terça-feira (23), representantes da Fundação Pedro …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas