terça-feira 13 de abril de 2021
Foto: Reprodução/Facebook
Home / NOTÍCIAS / Ministro Eduardo Pazuello garante novamente que vacinação no Brasil começa ainda em janeiro
quarta-feira 13 de janeiro de 2021 às 12:09h

Ministro Eduardo Pazuello garante novamente que vacinação no Brasil começa ainda em janeiro

NOTÍCIAS


O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou nesta quarta-feira (13), em pronunciamento em Manaus (AM), que o país começará a vacinação contra covid-19 ainda neste mês de janeiro. O general frisou conforme o Correio Braziliense, que “ninguém receberá a vacina antes de Manaus”, ao mesmo tempo em que afirmou que o imunizante será distribuído simultaneamente em todos os estados, seguindo a proporção da população. “Manaus terá essa prioridade”, disse.

Pazuello vinha citando datas alternativas para início do plano de imunização contra a covid-19, sendo a mais otimista o dia 20 de janeiro. Outros períodos apontados seriam do dia 20 de janeiro a 10 de fevereiro; ou do dia 10 de fevereiro a início de março;

Ele reforçou que a distribuição da vacina será feita até quatro dias após a aprovação do uso emergencial feito pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que está prevista para acontecer no próximo domingo (17), quando a diretoria colegiada da agência se reunirá para decidir sobre os pedidos do Instituto Butantan e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). E ressaltou que, mesmo se não houver a autorização no dia 17 e a Anvisa se alongar até o dia 20 ou 22, ainda assim, a vacinação começará em janeiro.

Pazuello falou sobre as vacinas CoronaVac, da farmacêutica chinesa Sinovac, que no Brasil será produzida em parceria com o Instituto Butantan, e a de Oxford/Astrazeneca, que no país tem a parceria da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Neste momento, entretanto, são dois milhões de imunizantes de Oxford vindos da Índia e seis milhões de doses prontas vindas da China.

O ministro afirmou que o avião que buscará as doses de vacina na Índia sairá do Brasil ainda nesta quarta. “Hoje, decola o avião para ir buscar as duas milhões de doses da Índia. É o tempo de viajar, apanhar e trazer. Já está com o documento de exportação pronto”, disse.

Veja também

Justiça nomeia quatro administradores judiciais para Samarco

O juiz Adilon Resende, da 2ª Vara Empresarial de Belo Horizonte, deferiu nesta segunda-feira (12) …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!