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sábado 30 de maio de 2020 às 06:13h

Mortes no trânsito podem sobrecarregar o sistema de saúde durante pandemia

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O impacto das mortes e atendimentos de feridos no trânsito se dá sobre o mesmo sistema de saúde do qual dependem as vítimas do novo coronavírus (Covid-19). A previsão é que de cada morte no trânsito, são cerca de 7 internações em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Os dados foram apresentados pelo Instituto de Pesquisa WRI Brasil e mostram algumas tendências e alertas aos quais os Municípios precisam ficar atentos durante a pandemia.

Anualmente, 1,35 milhão de pessoas perdem suas vidas anualmente no trânsito. No Brasil, são cerca de 33 mil mortes no trânsito por ano, segundo dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSus). O custo das mortes e feridos do trânsito é de cerca de R$ 52 bilhões, além de sobrecarregar ainda mais as UTIs que poderiam ser utilizadas no combate à pandemia.

As medidas de isolamento, fechamento de comércios e outras atividades, esvaziaram as ruas das cidades e dão a impressão de ser a melhor estratégia na redução das lesões e mortes no trânsito. Entretanto, com as vias mais livres, os dados apresentados em algumas regiões mostram que houve um aumento de comportamentos de risco, incluindo excesso de velocidade e desrespeito ao sinal vermelho.

Dentre eles, Porto Alegre e Goiânia divulgaram dados mostrando um aumento de 47% e 79%, respectivamente, no aumento de infrações por excesso de velocidade em relação ao mesmo período de 2019. Toronto, no Canadá, teve um aumento de 35%. Em Nova York, em um determinado dia, a quantidade de multas por excesso de velocidade dobrou, e a velocidade média dos veículos aumentou em até 85% em alguns bairros.

Velocidade

A redução dos limites de velocidades em ambientes urbanos é uma das principais recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e pode combater o crescimento das fatalidades no trânsito e evitar uma sobrecarga para o sistema de saúde.

O incentivo aos modos ativos – a pé e bicicleta – reforça a necessidade de vias mais seguras para os usuários vulneráveis. Pesquisas mostram que um pedestre tem 90% de chances de sobrevivência se for atingido por um veículo movendo-se a 30 km/h.

Os Municípios precisam de apoio federal para garantir o transporte de carga, mas também para manter o transporte de passageiros. Além disso, a necessidade de garantir a segurança do transporte ativo e das vias monitoradas pelos órgãos de trânsito que precisam receber recursos para a realização de ações que auxiliem a área de saúde, tanto nas fiscalizações sanitárias, quanto na fiscalização do trânsito.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) apresentou pleitos ao Ministério da Infraestrutura e ao Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio de ofícios, para que Municípios tenham apoio financeiro da União e possam garantir a segurança sanitária e viária da mobilidade. O Ministério da Infraestrutura respondeu que tais ações estão sendo discutidas no âmbito do Grupo de Trabalho instituído pela Resolução 1/2020, com o objetivo de coordenar ações estruturantes e estratégicas no âmbito do Comitê de Crise da Covid-19, compreendendo o Programa Pró-Brasil.

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