sábado 31 de julho de 2021
Foto: Marcos Correa/PR
Home / NOTÍCIAS / Mourão: Chegaremos ao final do ano com 160 milhões de pessoas vacinadas
segunda-feira 10 de maio de 2021 às 13:53h

Mourão: Chegaremos ao final do ano com 160 milhões de pessoas vacinadas

NOTÍCIAS


O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão (PRTB), disse nesta segunda-feira (10) estimar que o Brasil chegará ao fim de 2021 com cerca de 160 milhões de pessoas vacinadas contra a covid-19. De acordo com Mourão, o número corresponde à totalidade dos grupos prioritários na imunização contra o coronavírus.

“Naquilo que a gente espera, eu julgo plenamente [possível] que nós chegaremos ao final do ano com 150, 160 milhões de pessoas vacinadas aqui no Brasil, e consequentemente atingindo aqueles grupos todos que são prioritários e são necessários que sejam vacinados”, afirmou o vice-presidente ao participar do UOL Entrevista, conduzida pela jornalista Fabíola Cidral, apresentadora do UOL, e pelos colunistas Carla Araújo e Josias de Souza.

O Brasil chegou, ontem, a 35,3 milhões de vacinados contra a covid-19, o que correspondente a 16,68% da população do país. Os dados foram levantados pelo consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, com base nas informações fornecidas pelas Secretarias Estaduais de Saúde.

Mourão declarou que o governo Jair Bolsonaro (sem partido) inicialmente buscou adquirir a vacina de Oxford, tanto por meio de convênio com a AstraZeneca como por meio do consórcio Covax Facility. O Brasil, no entanto, demorou para dar início à vacinação, e o presidente chegou a dar declarações que colocavam em dúvida a eficácia das vacinas.

Além da vacina de Oxford, o Brasil está utilizando a CoronaVac, proveniente de um convênio entre o Instituto Butantan, ligado ao governo de São Paulo, e a Sinovac, na China. Recentemente, após negar uma série de ofertas da Pfizer, o Brasil recebeu doses desta vacina.

“O único outro país que tem uma produção realmente eficiente são os Estados Unidos, por meio da Pfizer. Agora conseguimos assinar o contrato da Pfizer, algumas vacinas já começaram a chegar, em quantidade ainda pequena. Mas, de acordo com nosso ministro da Saúde, no segundo semestre nós teremos em torno de 100 milhões de vacinas da Pfizer chegando”, declarou Mourão.

Veja também

Hospital Municipal de Salvador retoma cirurgias eletivas

O Hospital Municipal de Salvador (HMS) retomou as cirurgias eletivas na unidade após 120 dias …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!