quarta-feira 20 de janeiro de 2021
Home / NOTÍCIAS / Mourão recebe título de cidadão soteropolitano
segunda-feira 11 de novembro de 2019 às 17:46h

Mourão recebe título de cidadão soteropolitano

NOTÍCIAS


O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão (PRTB), recebeu nesta segunda-feira (11), no Plenário Cosme de Farias na Câmara Municipal, o Título de Cidadão de Salvador, por iniciativa do vereador Isnard Araújo (PHS).

A homenagem conduzida pelo presidente da Casa, Geraldo Júnior (SD).

Marcaram presença, os deputados estaduais do PSL, Talita Oliveira e Capitão Alden, o presidente do PRTB na Bahia, Rogério Tadeu Da Luz, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TER-BA) Jatahy Júnior, o vereador de Vitória da Conquista, David Salomão, dentre outros políticos.

Biografia

Antônio Hamilton Martins Mourão nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, no dia 15 de agosto de 1953. Filho dos amazonenses, Antônio Hamilton Mourão, general de divisão, e de Wanda Martins Mourão.

Carreira Militar e Formação

Hamilton Mourão ingressou no Exército em 26 de fevereiro de 1972, na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, no Rio de Janeiro. Foi declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Artilharia em 12 de dezembro de 1975.

Durante muito tempo, foi instrutor na Academia Militar das Agulhas Negras. Fez curso de formação, de Aperfeiçoamento, de Altos Estudos Militares da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e o curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército. Fez cursos de Paraquedista, Mestre de Salto e Salto Livre e de Guerra na Selva.

Missões Militares

Hamilton Mourão cumpriu Missão de Paz em Angola – UNAVEM III, foi Adido Militar na Embaixada do Brasil na Venezuela, comandou o 27º Grupo de Artilharia de Campanha em Ijuí, no Rio Grande do Sul, comandou a 2ª Brigada de Infantaria de Selva em São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, e comandou a 6ª Divisão de Exército, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Hamilton Mourão foi o vice-chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, no Rio de Janeiro. Em 31 de março de 2014, assumiu o posto de Comandante Militar do Sul, onde permaneceu até 26 de janeiro de 2016. Em seguida, chefiou a Secretaria de Economia e Finanças, onde permaneceu até o dia 9 de dezembro de 2017.

Vice-Presidente do Brasil

Em 2018, Hamilton Mourão filiou-se ao Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB). Nesse mesmo ano, foi o candidato escolhido para concorrer ao cargo de vice-presidente da República na chapa de Jair Bolsonaro. No dia 5 de agosto de 2018, a chapa foi oficializada.

No dia 28 de outubro de 2018, no segundo turno das eleições, a chapa formada por Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão venceu as eleições. No dia 1º de janeiro de 2019, Jair Bolsonaro assinou o termo de posse como o 38º presidente do Brasil e Hamilton Mourão o vice-presidente.

Condecorações

Entre as condecorações com que foi agraciado o general Hamilton Mourão, destacam-se:

Ordem do Mérito Militar – Grau Grande Oficial
Medalha Militar de Ouro com Passador de Platina
Medalha do Pacificador
Medalha do Serviço Amazônico com Passador de Bronze
Medalha Corpo de Tropa com passador de Bronze
Medalha das Nações Unidas – UNAVEM III
Medalha Marechal Osório – O Legendário

Veja também

Petistas acionam Bolsonaro e Pazuello na PGR por crime de responsabilidade

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro Eduardo Pazuello são acusados por petistas de cometerem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!