quarta-feira 14 de abril de 2021
Foto: Carlos Alberto
Home / NOTÍCIAS / Mulheres são enaltecidas na 6ª Sessão Ordinária da Câmara de Salvador
terça-feira 9 de março de 2021 às 06:25h

Mulheres são enaltecidas na 6ª Sessão Ordinária da Câmara de Salvador

NOTÍCIAS


As mulheres foram homenageadas pelos vereadores e vereadoras de Salvador durante a 6ª Sessão Ordinária da 19ª Legislatura da Câmara Municipal, na tarde desta última segunda-feira (8). Ainda na sessão semipresencial a partir do Plenário Cosme de Farias, o presidente Geraldo Júnior (MDB) informou que a Casa convocará nos próximos dias os pares para apreciar um projeto sobre educação e uma mensagem do Executivo que trata da compra, pela Prefeitura, de vacinas contra a Covid-19.

O presidente Geraldo Júnior também suspendeu a votação de três projetos da Mesa Diretora que estavam na Ordem do Dia: o Projeto de Decreto Legislativo nº 02/21, o Projeto de Lei nº 37/21 e o Projeto de Emenda à LOM nº 01/21. “Os projetos serão apreciados em momento oportuno e não podemos jogar para a torcida”, destacou.

No debate Pinga-Fogo, os vereadores do bloco governista Isnard Araújo (PL), Roberta Caires (Patriota) e Duda Sanches (DEM) enalteceram as mulheres e trataram de outros assuntos de interesse da cidade. Isnard também pediu mais atenção aos moradores do Subúrbio Ferroviário, notadamente a questão da desativação do trem que serve à região e a implantação do VLT.

O vereador Duda Sanches levantou a bandeira em defesa dos trabalhadores da área de eventos e o sofrimento que passam por causa da pandemia. “Esses profissionais precisam ser vistos, precisam voltar a trabalhar para sustentar as suas famílias. O entretenimento pede socorro. Precisamos aquecer o debate na Câmara”, destacou.

Oposição

Pelo bloco oposicionista, o vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB) lembrou a história do 8 de março e que marca o Dia Internacional da Mulher. Também falou de um projeto de lei de sua autoria que versa sobre a implantação em Salvador de um Plano Municipal de Formação e Capacitação Continuada de Mulheres para o Mundo do Trabalho.

A colega Maria Marighella (PT) pediu “voz prioritária para as mulheres” e criticou o posicionamento do governo federal que suspendeu recursos para o setor cultural nas cidades que aderiram ao lockdown.

O vereador Edvaldo Brito (PSD) destacou que “todo dia é dia da mulher”. O líder do partido independente concordou com o posicionamento do presidente Geraldo Júnior em adiar a apreciação dos projetos da Mesa Executiva que estavam na Ordem do Dia.

Ainda na sessão ordinária, no tempo dedicado às representações partidárias, a vereadora Marta Rodrigues (PT) afirmou que as mulheres são as mais afetadas pela pandemia. Ela pediu mais atenção para as mulheres negras quando a Câmara estiver debatendo o Plano Plurianual (PPA).

O vereador Orlando Palhinha (DEM) defendeu a ampliação da BA 528, conhecida como Estrada do Derba, Estrada da Base Naval e Estrada Paripe-Base Naval. Conforme o parlamentar, um projeto de indicação de sua autoria com esse pleito foi encaminhado ao Governo do Estado da Bahia. Palhinha também pediu a construção de uma ponte ligando Plataforma/Ribeira.

Já o vereador Sandro Bahiense (Patriota) lembrou dos ensinamentos deixados por sua mãe Marinalva Santos Bahiense. Ele também defendeu prioridade na vacinação de pessoas que sofrem de doença crônica.

Ainda na sessão ordinária se pronunciaram os vereadores Átila do Congo (Patriota), Claudio Tinoco (DEM), Débora Santana (Avante), Tiago Ferreira (PT), Gordinho da Favela (PSL), Hélio Ferreira (PCdoB), Anderson Ninho (PDT), Sílvio Humberto (PSB) e Marcelo Maia (PMN).

Veja também

Brasileiro perdeu quase 2 anos de expectativa de vida na pandemia, e 2021 deve ser pior, diz demógrafa de Harvard

O brasileiro perdeu quase dois anos de expectativa de vida em 2020 por causa da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!