quarta-feira 24 de abril de 2024
Foto: Reprodução
Home / Mundo / MUNDO / ‘Não me arrependo de ter desejado governar por 20 anos’, diz Evo Morales
sábado 16 de novembro de 2019 às 09:24h

‘Não me arrependo de ter desejado governar por 20 anos’, diz Evo Morales

MUNDO, POLÍTICA


Evo Morales não se arrepende de ter tentado um quarto mandato e diz que esperava governar por 20 anos, até o ano de 2025, já que nessa data emblemática do bicentenário da fundação da Bolívia teria completado o ciclo de transformação política e econômica do país.

Asilado no México desde a terça-feira, Morales considera que não foram as manifestações sociais ou as denúncias de irregularidades eleitorais que levaram à sua saída da Presidência, e sim um conluio para orquestrar um “golpe de Estado” fincado no racismo.

Em entrevista ao jornal mexicano EL UNIVERSAL, o agora ex-presidente rejeitou as denúncias de fraude eleitoral e disse que sua renúncia ao cargo não foi por covardia, e sim para evitar derramamento de sangue na Bolívia. Ele ressaltou que, até o domingo passado, quando renunciou, não havia mortes registradas por ferimentos de tiros. Três dias depois, já eram dez mortos.

O ex-mandatário assegurou que está pronto para voltar à Bolívia de imediato se a Assembleia do país não aceitar a renúncia que apresentou no domingo passado. Voltaria, disse, com objetivo de pacificar o país e organizar novas eleições, nas quais está disposto a não ser candidato.

Morales culpa o governo dos Estados Unidos por estar por trás do “golpe” que o tirou da Presidência e diz que todas as mortes que acontecerem na Bolívia pela crise gerada por sua saída do poder são responsabilidade da Organização dos Estados Americanos (OEA), que acusa de ter contribuído para o “golpe de Estado”.

Veja também

Haddad se encontra com senadores para tentar barrar PEC do Quinquênio

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se encontrou com 18 senadores na noite desta última …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas