domingo 20 de junho de 2021
Foto: Reprodução/El País
Home / Mundo / MUNDO / No Peru, Keiko Fujimori pede anulação de 200 mil votos em eleição apertada
quinta-feira 10 de junho de 2021 às 07:09h

No Peru, Keiko Fujimori pede anulação de 200 mil votos em eleição apertada

MUNDO, NOTÍCIAS


Faltando pouco menos de 1% dos votos para encerramento da apuração das eleições, no Peru, a candidata de extrema-direita Keiko Fujimori entrou com ação solicitando a anulação de 200 mil votos. O pedido de Fujimori ocorre horas depois de seu rival, o candidato da extrema-esquerda, Pedro Castillo, declarar sua vitória antecipadamente. .

“A Força Popular está ajuizando hoje ações de nulidade em 802 atas em nível nacional, ações que estão sendo apresentadas ao Júri Eleitoral Nacional (JNE). Isso representa cerca de 200 mil votos admitidos e devem ser retirados da contagem final”, disse Fujimori a jornalistas.

Segundo o último relatório apresentado pelo órgão eleitoral local, Pedro Castillo surgia na liderança com 50,2% dos votos, contra 49,7% para Fujimori. Até agora, pouco mais de 99% das urnas foram apuradas.

O novo presidente tomará posse em 28 de julho e comandará um país em crise, que teve quatro chefes de Estado desde 2018 e que registra a maior taxa de mortalidade do mundo pela pandemia, com mais de 185 mil mortes em uma população de 33 milhões de habitantes. Em 2020, o Peru registrou queda de mais de 11% no PIB (Produto Interno Bruto).

Veja também

Polarização entre Lula e Bolsonaro indica fracasso de lideranças da terceira via

O PSDB marcou suas prévias para as calendas de novembro, num gesto celebrado como exercício …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!