terça-feira 26 de janeiro de 2021
Foto: Ascom
Home / POLÍTICA / Novo cônsul de Portugal na Bahia visita presidente da AL-BA
quinta-feira 5 de dezembro de 2019 às 09:33h

Novo cônsul de Portugal na Bahia visita presidente da AL-BA

POLÍTICA


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Nelson Leal (Progressistas), recebeu em seu gabinete na última terça-feira (3), a visita de cortesia do novo cônsul de Portugal na Bahia, Jorge Gabriel da Fonseca. Entre os temas da conversa, que foi acompanhada pelo deputado Jacó (PT), a necessidade de fortalecer o intercâmbio para concretização de investimentos nas áreas de turismo e de negócios.

Discutiu-se a diversificação da matriz energética, sobretudo as iniciativas baianas e portuguesas no âmbito das energias renováveis. “Os portugueses estão investindo muito em energias renováveis e nós estamos com um foco muito grande do Estado, tanto na geração eólica, quanto solar”, informou Nelson Leal, que sugeriu ao cônsul a abertura de diálogo com as secretarias estaduais de Desenvolvimento Econômico (SDE) e de Infraestrutura (Seinfra), para colher dados e estudos sobre os empreendimentos na Bahia.

“Creio que há muito trabalho a se fazer, há que se incrementar e despertar o interesse cada vez maior do Brasil, e em especial da Bahia, em Portugal. É preciso criar missões de empresários nos dois sentidos: trazer empresários de Portugal para a Bahia, e levar os da Bahia para Portugal”, defendeu Jorge Gabriel. A autoridade diplomática destacou o grande número de brasileiros, incluindo nordestinos, que buscam aquele país como destino para morar, empreender ou estudar. “Isso é muito importante, cria cada vez mais laços culturais e afetivos. Há pessoas aposentadas que desejam viver entre Portugal e Brasil”, relatou.

O presidente da Assembleia Legislativa também comentou a procura de “muitos baianos, brasileiros, querendo ter sua segunda casa em Portugal, assim como os portugueses têm essa vontade de ter essa segunda casa no Brasil, sobretudo no Nordeste”. Nelson Leal destacou ainda o leque de negócios que a Bahia e o Nordeste podem oferecer aos investidores portugueses nos ramos da hotelaria, turismo, construção civil, entre outros. O representante lusitano defendeu uma campanha mais forte de promoção do Nordeste em Portugal.

Outro assunto trazido pelo cônsul Jorge da Fonseca foi a possibilidade de atração de produtores de vinho, já que Portugal está entre os maiores produtores mundiais de vinho e se destaca por suas regiões vitivinícolas. Tanto Nelson Leal quanto Jacó descreveram a exitosa experiência dos rótulos produzidos no Vale do São Francisco e, mais recentemente, na Chapada Diamantina.

Veja também

Marcelo Nilo tenta indicar apadrinhado para presidência da Embasa

Aliados do deputado federal Marcelo Nilo (PSB) o aconselharam a desistir de colocar um apadrinhado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!