sexta-feira 19 de abril de 2024
Foto: Ascom/TCM/Arquivo
Home / NOTÍCIAS / Novos auditores do TCM da Bahia iniciam curso de formação
segunda-feira 26 de julho de 2021 às 13:27h

Novos auditores do TCM da Bahia iniciam curso de formação

NOTÍCIAS


Os cinco novos auditores estaduais de controle externo, que foram aprovados em concurso público realizado pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia – agora convocados a assumir os cargos – iniciaram nesta segunda-feira (26) o curso introdutório para que possam exercer as suas funções junto à Superintendência de Controle Externo. A grade temática do curso de capacitação foi elaborada em parceira com a Escola de Contas do TCM e contempla, nesta primeira fase, conteúdos técnicos voltados para a atividade de fiscalização. O curso de formação se estenderá até a próxima sexta-feira (30) e terá, ao todo, 20 horas/aulas.

O treinamento para os novos auditores teve início após encontro que contou com a participação do diretor adjunto da Escola de Contas, José Francisco de Carvalho Neto, o superintendente de planejamento e gestão, Antônio Carlos da Silva e o superintendente de controle externo, Antônio Emanuel de Souza. Eles deram as boas-vindas aos novos servidores e discorreram sobre os desafios, deveres e responsabilidades do TCM como órgão de controle externo das administrações municipais.

Em seguida, o diretor de Assistência aos Municípios (DAM), Alessandro Prazeres de Macedo, inaugurou o primeiro módulo da capacitação, abordando a estrutura e competência dos órgãos técnicos e administrativos do TCM. Essa primeira etapa será encerrada nesta terça-feira (27/07), com a apresentação dos assessores Pedro Vieira e Valfredo Roque sobre informações estratégicas no exercício do controle externo.

Na quarta-feira (28/07), a auditora estadual de infraestrutura, Maianí Clímaco, vai falar sobre os requisitos fundamentais das auditorias e inspeções realizadas pelo TCM. Já na quinta-feira (29/07), o diretor de Tecnologia da Informação, Mauro de Castro Portugal, apresenta os sistemas e ferramentas eletrônicas utilizados pelo TCM para captação, acompanhamento e análise das contas municipais. E, encerrando a parte teórica, na sexta-feira (30/07), a procuradora-chefe Camila Vasquez vai debater com os novos auditores sobre a atuação do Ministério Público de Contas junto ao TCM.

Veja também

Por que Rússia deve crescer mais do que todos os países desenvolvidos, apesar de guerra e sanções, segundo o FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê que a economia da Rússia cresça mais rápido que a de todos os países desenvolvidos, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas