sexta-feira 29 de março de 2024
Home / POLÍTICA / ‘O caminho lógico para o PT é apoiar Ciro Gomes’

‘O caminho lógico para o PT é apoiar Ciro Gomes’

Foto: Reprodução/Twitter
sexta-feira 6 de abril de 2018 às 18:30h

Com a iminente prisão de Lula após o Supremo Tribunal Federal  negar o habeas corpus ao ex-presidente, as possibilidades do petista seguir na disputa eleitoral tornam-se cada vez mais remotas. Primeiro colocado nas pesquisas, ele terá grandes dificuldades de convencer a Justiça Eleitoral de que pode concorrer. Se for preso e o STF não julgar o tema das prisões em segunda instância, ele também não poderá fazer campanha e cruzar o Brasil, como tem feito em suas caravanas.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), responsável por analisar a legalidade das candidaturas, só poderá barrar a possível chapa de Lula com base na lei da Ficha Limpa – que proíbe réus condenados por colegiados de participar do pleito -, depois do dia 15 de agosto, quando se encerra o período para o registro de candidatos. O prazo de análise pelo TSE poderá se arrastar até 17 de setembro.

Até o momento, o PT e o próprio Lula não sinalizaram uma outra candidatura que não seja a do ex-presidente. O partido afirma que insistirá na reversão do processo até que todas as etapas judiciais sejam vencidas. A defesa de Lula ainda pode recorrer da decisão do Supremo Tribunal de Justiça e no próprio STF, que negou o habeas corpus. Outra possibilidade é pressionar o Supremo para julgar as ações diretas de constitucionalidade sobre as prisões em segunda instância.

Fora da campanha, Lula tem o apoio de 37% do eleitorado, segundo a última pesquisa realizada pelo DataFolha. De acordo com cientista político pela Fundação Getúlio Vargas Cláudio Couto, o caminho mais lógico para ocupar este vazio hoje é o PT e o próprio Lula apoiarem Ciro Gomes (PDT). “Ciro sempre foi aliado de fato do partido, e está muito mais próximos das posições políticas e econômicas do PT que qualquer outra candidatura”, afirma Couto.

Veja também

Cláudio Castro e Eduardo Paes bajularam e deram cargos a irmãos Brazão presos pela PF

Às vésperas do primeiro turno de 2022, o governador Cláudio Castro (PL) participou de um …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas