domingo 20 de setembro de 2020
Home / DESTAQUE / OAB-BA lança projeto Mulheres em Movimento
sábado 30 de março de 2019 às 12:36h

OAB-BA lança projeto Mulheres em Movimento

DESTAQUE, JUSTIÇA


A Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher e a Comissão da Mulher Advogada lançaram, nesta última sexta-feira (29), o projeto Mulheres em Movimento, que tem o objetivo de percorrer a Bahia levando debates e orientações sobre temáticas femininas.

O lançamento aconteceu no auditório do Salvador Trade Center e marcou o fechamento da programação do Mês da Mulher. Na mesma ocasião, foi realizada palestra da defensora pública Firmiane Venâncio sobre Direito e Gênero.

Presidente da OAB-BA parabenizou todas as envolvidas no Março Mulher

Estiveram presentes a vice-presidente da OAB-BA, Ana Patrícia Dantas Leão, a presidente da Comissão Nacional da Mulher da OAB e conselheira federal da Ordem, Daniela Borges, a também conselheira federal Ilana Campos, a presidente da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher da OAB-BA, Renata Deiró, a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Daniela Portugal, a conselheira seccional e diretora da ESA, Thaís Bandeira, a presidente da OAB Jovem, Sarah Barros, a vereadora de Salvador Ana Rita Tavares, a vice-presidente da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher da OAB-BA, Bianca Pellegrino, o tesoureiro da OAB-BA, Hermes Hilarião, e o presidente da OAB-BA, Fabrício Castro.

De acordo com Ana Patrícia Dantas Leão, o projeto Advogadas em Movimento é o somatório do esforço de todas as advogadas da Seccional, que irão desbravar o estado em busca de transformar para melhor a realidade das mulheres. “Iremos correr toda a Bahia, nas cidades que for possível ir nós iremos levando mensagens, palestras, debates, fazendo um trabalho de reconstrução social. Precisamos construir uma nova história e isso será feito por todas nós de mãos dadas”, anunciou.

O evento também foi marcado pelo lançamento de uma cartilha da OAB-BA

Daniela Borges ressaltou que essa iniciativa é importante sobretudo para atender aquelas mulheres que estão mais esquecidas pelo poder público. “Nós sabemos que essa questão de gênero é ainda mais séria no interior. Se uma mulher na capital enfrenta todas as dificuldades que nós enfrentamos, no interior essa realidade é ainda pior”, disse.

Informação e poder

O evento foi marcado ainda pelo lançamento de uma cartilha da OAB-BA que será utilizada nas incursões do Mulheres em Movimento, para ajudar na disseminação do conhecimento levado pelas advogadas. “Esse é um trabalho de construção coletiva. Essa cartilha que estamos lançando hoje será levada para todas as subseções da Bahia para que mulheres e homens possam ter acesso à informação”, explicou Renata Deiró.

Para Ana Rita Tavares, o movimento lançado pela OAB-BA deve também ser um estímulo para que as mulheres ocupem cada vez mais espaço na política. “Vamos nos movimentar para entrar na política porque esse é um espaço de poder onde podemos demarcar todo o nosso empoderamento e assim mudarmos o mundo que está à nossa volta”, alertou.

A defensora pública Firmiane Venâncio ressaltou que a ocupação dos espaços de poder pelas mulheres é um movimento que não visa o confronto com os homens, mas apenas a afirmação feminina. “Nós não estamos aqui para desbancar ninguém, mas para dividir os espaços que nos são permitidos e que são de todas as mulheres”, disse.

O presidente Fabrício  Castro parabenizou as comissões, a Diretoria, a ESA e todas envolvidas no brilhante trabalho do Março Mulher. “Vocês todas fizeram um grande mês da mulher. Temos um orgulho muito grande de termos grandes mulheres na OAB-BA, pois as mulheres na nossa Seccional ocupam os espaços de uma forma natural. Essa é uma realidade”, concluiu.

Veja também

Fundo eleitoral: Núcleos afros de partidos se unem contra ‘falsos negros’ em estreia de cota na eleição

A possibilidade de a Justiça confirmar a determinação de distribuição igualitária imediata de verba e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!