segunda-feira 26 de julho de 2021
Home / NOTÍCIAS / Obra da Ponte que ligará Barra a Xique-Xique atinge 75% de execução
segunda-feira 10 de maio de 2021 às 16:13h

Obra da Ponte que ligará Barra a Xique-Xique atinge 75% de execução

NOTÍCIAS, OESTE BAIANO


A obra de construção da ponte sobre o rio São Francisco, com 1.014 metros de comprimento, interligando os municípios de Xique-Xique e Barra, está em ritmo intenso. Os serviços atingiram 75% de etapas executadas. Atualmente, encontram-se em andamento a etapa de lançamento de vigas, a implantação da laje e a concretagem do trecho em balanço sucessivo, – que são os vãos principais do equipamento.

Até o momento, já foram investidos mais de R$ 77 milhões na obra, que conta com 350 trabalhadores diretos. Com investimento total de R$ 133 milhões, a ponte deverá ser entregue no final de outubro, quase um ano antes do prazo definido em contrato de concessão estabelecido pelo Governo do Estado, através da Agerba, com a Concessionária Estrada do Feijão (Concef).

Após entregue, o equipamento irá possibilitar mais segurança, conforto e rapidez na travessia entre as duas cidades, além de fazer a ligação do oeste com o restante do estado, contribuindo para o desenvolvimento de diversos setores da economia baiana. “O tempo de viagem de balsa, que faz a ligação de Barra com Xique-Xique, é de aproximadamente 30 minutos. Com a nova ponte implantada sobre o Rio São Francisco, a duração do deslocamento irá diminuir para apenas dois minutos”, destaca o secretário Estadual de Infraestrutura Marcus Cavalcanti.

Estrada do Feijão

Com extensão de 545,4 quilômetros, o Sistema Rodoviário BA-052 tem início nas imediações de Feira de Santana, passa pelo município de Xique-Xique, de onde segue até Barra, na BA-160. A Concef executa requalificação de 159,85 quilômetros do sistema rodoviário da Estrada do Feijão, – uma das vias mais importantes para o escoamento de grãos, oleaginosas, minérios e da pecuária produzidos no oeste da Bahia.

A restauração de mais 29 quilômetros da BA-052, nas imediações de Morro do Chapéu e América Dourada, já começou. Atualmente, incluindo este trecho, 50 km estão sendo restaurados. Todo o revestimento asfáltico do KM 267 ao KM 285, além do km 293 ao km 304, está sendo removido, para que um novo revestimento seja realizado. O prazo de execução do serviço é de quatro meses, e este trecho da estrada deverá ser entregue até o final de agosto.

Veja também

O retiro de Luis Miranda, depois das revelações na CPI

Depois de todo o tiroteio gerado pelas denúncias de corrupção no ministério da Saúde, o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!