sábado 20 de abril de 2024
Fotos: Bruno Concha/Secom
Home / DESTAQUE / Obras do BRT avançam e dois viadutos serão concluídos em dezembro
quinta-feira 10 de outubro de 2019 às 09:54h

Obras do BRT avançam e dois viadutos serão concluídos em dezembro

DESTAQUE, NOTÍCIAS


As 92 vigas dos viadutos que irão compor as obras de arte dos corredores exclusivos do BRT na região do Parque da Cidade já foram instaladas. No total, a obra do primeiro trecho do novo sistema de transporte já apresenta 28,4% de conclusão.

Dois viadutos estão sendo construídos na região do Itaigara: um no sentido Parque da Cidade-Lucaia e outro na direção Parque da Cidade-Iguatemi. Ambas as estruturas serão fundamentais para destravar os gargalos de trânsito decorrentes do grande fluxo de veículos na região, principalmente em horários de pico. A conclusão desses dois viadutos, que terão faixas exclusivas de transporte, automóvel e ciclovia, está prevista para dezembro.

Já o viaduto na região do Walmart, que abrigará estação do BRT, vias expressas e uma ciclovia, está com 47% das vigas instaladas. Ainda este mês serão lançadas as sustentações do elevado nas imediações do Cidadela. Completam ainda, nesse primeiro trecho do BRT Salvador, as obras do viaduto a ser erguido nas proximidades do Shopping da Bahia.

Eliminação de semáforos

Com 2,9 km de extensão, o trecho 1 do BRT vai permitir que o usuário do serviço de transporte público possa, por exemplo, sair do final da Garibaldi (sentido Rio Vermelho), acessar uma das vias expressas e não passar por qualquer sinaleira até o início da Avenida Luiz Viana Filho (Paralela).

Viagens rápidas como esta serão possíveis porque os viadutos vão possibilitar a eliminação de semáforos e retornos nas vias exclusivas do BRT. Os elevados serão pontuais e erguidos para passar por cima de cruzamentos e dos semáforos que permanecerem, não sendo permanentes ao longo da via, como acontece com o traçado do metrô na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô).

Além disso, o conceito das estações nos elevados vai facilitar a acessibilidade e a integração com os ônibus convencionais. Isso porque o cidadão terá acesso às estações sem precisar passar por passarelas, de forma mais segura, utilizando escadas, elevadores e rampas.

Veja também

G7 emite comunicado preocupado com ‘políticas não mercantis’ da China

O G7 está preocupado com o fato de as políticas e práticas não mercantis da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas