quarta-feira 28 de outubro de 2020
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Olívia participa de encontro com mulheres e destaca importância do diagnóstico precoce do câncer de mama
sábado 17 de outubro de 2020 às 13:56h

Olívia participa de encontro com mulheres e destaca importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

NOTÍCIAS, POLÍTICA


Durante visita ao projeto Movimentar, no bairro de Pau da Lima, na manhã deste sábado (17), a candidata à prefeitura de Salvador pela coligação ‘Experiência, Amor e Raça” (PCdoB/PP), Olívia, bateu um papo com as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

“O diagnóstico precisa ser feito precocemente, por isso é fundamental garantir a realização de consultas e exames, a partir dos 40 anos, para o rastreamento e controle da doença. Além disso, nós, mulheres, temos que ter responsabilidade com o nosso corpo e fazer sempre o autoexame”, ressaltou Olívia, que é presidenta da comissão de Mulheres da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

O plano de governo da candidata tem como uma das suas diretrizes a atenção integral à saúde da mulher, respeitando os direitos sexuais e reprodutivos e observando a questão de gênero e sexualidade. O documento inclui também estratégias e ações de prevenção que permitam a detecção precoce do câncer, assim como o diagnóstico e tratamento céleres.

Olivia destaca a necessidade de implementação da Lei Maternidade Certa e da construção da Maternidade Municipal, além do desenvolvimento de iniciativas integradas para monitorar a mortalidade materna no município. “É preciso também disponibilizar, nas unidades básicas de saúde, todos os métodos contraceptivos necessários ao planejamento familiar, garantir a realização de exames de pré-natal para 100% das gestantes e promover ações educativas, visando a prevenção da gravidez precoce”, completa a candidata.

Vale ressaltar que Salvador ainda tem uma cobertura da atenção básica insuficiente, tanto em quantidade quanto em capacidade resolutiva. Atualmente, a cobertura pelas equipes de saúde da família e unidades básicas chega a apenas 51% da população. São somente 149 unidades de saúde na atenção básica, com 317 equipes de saúde da família.

Veja também

‘Discretamente, vou começar a atuar nas campanhas’, diz Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quarta-feira que gostaria de ter mais participação nas eleições …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!