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terça-feira 20 de outubro de 2020 às 15:20h

Olívia Santana aposta no turismo com ações em cultura popular e diversidade

POLÍTICA


A candidata a prefeita de Salvador pela coligação ‘Experiência, Amor e Raça”, (PCdoB/PP), Olívia Santana, aposta em um turismo local que explore as diversidades culturais e naturais da capital baiana, de forma articulada com outras áreas. “O turismo de negócios, turismo ecológico, a política cultural, para mim tudo está integrado”, destaca.

Um das propostas de Olívia é investir na recuperação de áreas ambientais na cidade e integrá-las em um circuito de turismo ecológico. “Nós temos ambientes fantásticos em Salvador que, se bem cuidados e com investimentos, vão movimentar a economia criativa na cidade. Um dos exemplos é o Parque São Bartolomeu, no Subúrbio, um ambiente fantástico que podemos levar, junto com o Governo do Estado, uma agenda de eventos focados no turismo ecológico e na valorização das manifestações culturais locais”, diz a candidata.

Olívia prevê ainda a criação do Conselho Municipal do Turismo com efetiva participação social; a valorização e consolidação do turismo ecológico, comunitário e étnico. Ações integradas com esporte e também destinadas ao público LGBTQIA+; além da promoção do turismo religioso com a ampliação das parcerias nacionais e internacionais e da implantação de um comitê com autoridades religiosas da cidade e representantes do setor turismo para ações nesse âmbito.

“A nossa cidade é considerada um dos principais destinos turísticos do Brasil, mas o investimento na área ainda fica muito aquém, se comparado ao de outras regiões do país”, ressaltou Olívia.

Somente no primeiro trimestre de 2020, o setor turístico arrecadou mais de 1,7 bilhão em Salvador, sendo que 44% dos que visitaram a cidade no último ano vieram do próprio estado e outros 33% da região sudeste. “Precisamos focar também no turismo doméstico, que permitirá que a população soteropolitana conheça áreas da sua própria cidade, de forma associada com atividades educativas e de formação” destacou a candidata.

Carnaval – Quando questionada sobre o carnaval, que em 2020 atraiu 635.691 turistas e gerou receita estimada em R$ 1,25 bilhão para a capital baiana, a candidata diz que a prioridade deve ser a geração de emprego e renda para a população soteropolitana e que ainda não há previsão de realização da festa em função da pandemia.

“Vale ressaltar que o carnaval é uma das maiores festas populares do planeta e precisa de investimentos que gerem a participação popular e para a vida da cidade, sob a ótica da inclusão social, distribuição de renda, respeito às mulheres, trabalho decente, combate ao trabalho infantil, geração de negócios. Não podemos esquecer que ainda não há uma vacina eficaz contra o coronavírus para a confirmação de uma data do próximo carnaval. A nossa pauta principal é cuidar das pessoas”, finalizou Olívia.

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