sexta-feira 26 de fevereiro de 2021
Foto: Agência Brasil
Home / NEGÓCIOS / Otimismo ganha força entre empresários baianos no primeiro mês do ano
segunda-feira 10 de fevereiro de 2020 às 19:11h

Otimismo ganha força entre empresários baianos no primeiro mês do ano

NEGÓCIOS, NOTÍCIAS


O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), índice que avalia as expectativas do setor produtivo do estado, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), apresentou, em janeiro, um quadro de maior confiança comparativamente ao observado no mês anterior.

Com o progresso mais recente, o terceiro consecutivo, o otimismo se ampliou no meio empresarial baiano. O ICEB, assim, se revelou positivo pelo segundo mês seguido. No mês, a expectativa geral do empresariado local permaneceu a zona de Otimismo Moderado.

Numa escala que pode variar de -1.000 a 1.000 pontos, o ICEB chegou a 69 pontos, melhora de 68 pontos em relação ao registrado em dezembro (1 ponto). A confiança, assim, alcançou o melhor patamar desde novembro de 2012.

A melhora observada no nível de confiança evidenciou o incremento nos indicadores de três das quatro atividades: Indústria, com alta de 91 pontos; Serviços, com aumento de 81 pontos; e Comércio, com avanço de 52 pontos. No setor de Agropecuária, por outro lado, ocorreu queda de 60 pontos.

Ao fim, em janeiro, a Agropecuária marcou 259 pontos; a Indústria, 127 pontos; os Serviços, 12 pontos; e o Comércio, 77 pontos. O otimismo, portanto, prevaleceu em todos os setores. A atividade de Serviços exibiu o menor patamar de confiança entre os setores pelo sexto mês seguido. O segmento agropecuário, por sua vez, registrou o maior nível pela 13ª vez consecutiva.

Do conjunto de itens avaliados, inflação, vendas e capacidade produtiva foram aqueles com as melhores expectativas do empresariado baiano. Em contrapartida, crédito, PIB estadual e câmbio apresentaram os indicadores de confiança em pior situação no mês.

O boletim completo com as análises referentes ao mês de janeiro pode ser acessado diretamente do site da SEI clicando aqui.

Veja também

Governo da Venezuela dá prazo para embaixadora da União Europeia deixar o país

O governo da Venezuela declarou como ‘persona non grata’ na quarta-feira (24) a embaixadora da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!