sábado 8 de maio de 2021
Home / NOTÍCIAS / Pacto prevê elaboração de políticas públicas para a juventude
quarta-feira 28 de outubro de 2020 às 14:01h

Pacto prevê elaboração de políticas públicas para a juventude

NOTÍCIAS


O Conselho Municipal da Juventude de Salvador (COMJUV), vinculado a Secretaria de Política para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), lançou o Pacto pela Juventude de Salvador. O documento, disponível no Diário Oficial do Município (DOM), tem por objetivo formalizar o compromisso com postulantes aos cargos de vereador e prefeito da capital a adotar políticas públicas direcionadas aos jovens caso sejam eleitos. Ao todo, o documento prevê sete eixos de políticas públicas voltadas para juventude e as proposições são amparadas nos parâmetros e diretrizes da Política Nacional de Juventude.

As propostas abordadas no documento são voltadas a educação de qualidade, plural, democrática, cidadã e inclusiva; disponibilidade de novos postos de trabalho e incentivo ao empreendedorismo; saúde integral e universal; oferta de mais cultura, esporte e lazer; ações voltadas ao bem estar social e cultura da paz e da não violência.

O último eixo estruturante do pacto, intitulado “Por um Plano Municipal da Juventude”, defende a realização de debates com jovens, entidades, o conselho e o poder público para formulação e apresentação do Plano Municipal da Juventude. Neste eixo sugere-se ainda a criação de um fundo específico para fomento de políticas públicas desenvolvidas por entidades que atuam com jovens.

O presidente do COMJUV, Gustavo Mercês, explicou que uma das preocupações que foram levantadas nas reuniões durante a elaboração do pacto foi sobre a necessidade da promoção de oportunidades no mercado de trabalho e o estímulo ao empreendedorismo para que os jovens possam criar seu caminho e independência. “Temos que favorecer e aproveitar o empreendedorismo juvenil. Percebemos um crescimento de startups e da economia criativa, mas quem está começando o seu primeiro negócio enfrenta questões como a burocracia. Acreditamos também que através de políticas públicas efetivas venceremos essa terrível guerra entre facções que está dizimando a juventude, sobretudo nas periferias”, pontuou.

Os candidatos podem formalizar a assinatura do pacto até o próximo dia 11 novembro. Todos eles podem aderir ao pacto, desde que assumam o compromisso publicamente. O termo assinado deve ser enviado para o email conselho. juventude @ salvador. ba. gov. br. O Conselho Municipal da Juventude é um órgão colegiado formado pelo poder público e entidades juvenis da sociedade civil, de caráter permanente, com função consultiva e fiscalizadora. O conselho é formado por vinte representantes e seus respectivos suplentes.

Veja também

Pazuello recusa cargo no Planalto e avalia tirar AGU de sua defesa, diz jornal

Um dos principais alvos da CPI da Covid, o ex-ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!