quarta-feira 29 de janeiro de 2020
Foto: Andreyver Lima / Divulgação
Home / Mundo / MUNDO / Paris: Greve contra a reforma da previdência gera caos no trânsito e no turismo
segunda-feira 13 de janeiro de 2020 às 09:43h

Paris: Greve contra a reforma da previdência gera caos no trânsito e no turismo

MUNDO, POLÍTICA


Por Andreyver Lima, direto de Paris – Quem já se preparava para entrar no Museu do Louvre, estranhou a demora no acesso às exposições. Munidos de seus tickets, comprados pela internet com hora marcada, turistas de todo o mundo aguardavam do lado de fora, num frio de 4°C.

Quando liberada a entrada, após o entra e sai de seguranças, foi revelado o motivo. O movimento grevista de funcionários do Louvre, fazia mais uma manifestação contra a reforma da previdência.

Funcionários do Louvre contra a reforma da previdência Foto: Andreyver Lima / Divulgação

Desde dezembro de 2019, os funcionários do Museu fazem paralisações e manifestações, seguindo os trabalhadores do transporte público, que já estão parados há dois meses.

Caos no trânsito

Os trabalhadores dos transportes públicos franceses se dizem dispostos a continuar a paralisação até a retirada da reforma das aposentadorias.

Congestionamento nas principais vias do centro de Paris Foto: Andreyver Lima / Divulgação

O trânsito na cidade de Paris está um completo caos, inclusive com motociclistas cortando calçadas e motoristas invadindo a faixa de pedestres.

O primeiro-ministro Édouard Philippe ofereceu neste sábado a retirada de uma das medidas mais polêmicas: os 64 anos como idade mínima para se aposentar com pensão integral. Hoje a idade legal é de 62 anos. A chamada “idade-pivô” bloqueava a negociação com a CFDT, o principal sindicato da França. Outros sindicatos, como a CGT, exigem a retirada completa da reforma.

A concessão pode ser o ponto de inflexão em um conflito que está desgastando o Governo e já custou mais de 800 milhões de euros (3,64 bilhões de reais) às empresas públicas de transporte.

Veja também

Bolsonaro pode desprestigiar PTB para contemplar Podemos, diz coluna

Presidente da Funasa corre risco de perder cargo   Ex-ministro do Trabalho durante o governo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!