domingo 28 de fevereiro de 2021
Home / NOTÍCIAS / Petrobras: Conselho autoriza substituição de Castello Branco, conforme determinou Bolsonaro
terça-feira 23 de fevereiro de 2021 às 19:17h

Petrobras: Conselho autoriza substituição de Castello Branco, conforme determinou Bolsonaro

NOTÍCIAS


O Conselho de Administração da Petrobras autorizou no inicio da noite desta terça-feira (23) a convocação de uma assembleia de acionistas para substituir o atual presidente, Roberto Castello Branco, e afastá-lo do colegiado, como determinou o presidente Jair Bolsonaro.

Com a destituição de Castello Branco, automaticamente haverá a troca de outros sete membros do conselho. Por isso, a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) vai eleger oito novos conselheiros. Isso ocorre por conta do sistema de voto múltiplo.

O Conselho decidiu que a indicação do general Joaquim Silva e Luna será submetida formalmente ao processo de análise de gestão e integridade da companhia.

Na reunião, os integrantes do Conselho de Administração fizeram questão de deixar registrado tanto em ata como em ofício à CVM que o objetivo é zelar pelos padrões de governança da companhia com atenção especial ao respeito à política de preços da companhia.

O governo também vai indicar outro nome ao cargo de presidente do Conselho de Administração.

Segundo fontes, ficou acordado ainda que tanto Castello Branco quanto os membros da diretoria executiva da estatal  têm mandato até o dia 20 de março.

A data da AGE ainda vai ser marcada, deve ser definida até o fim de semana.

A reunião do Conselho de Administração da Petrobras que avalia, entre outros temas, a troca de comando na estatal decidida pelo presidente Jair Bolsonaro, transcorre sob um clima tenso nesta terça-feira.

O encontro, que é realizado de forma virtual por causa da pandemia, começou às 8h30, e logo se estabeleceu uma divisão entre os 11 conselheiros em três grupos (confira abaixo quem são os integrantes do colegiado).

Esses grupos são: a ala militar, com dois membros; os outros cinco indicados pela União, incluindo o atual presidente da companhia, Roberto Castello Branco; o grupo de três conselheiros independentes, que representam acionistas minoritários; e a representante dos funcionários.

Veja também

Google oferece capacitação profissional gratuita para mulheres

A gigante de tecnologia Google está oferecendo gratuitamente dois programas de capacitação para mulheres. Os …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!