quarta-feira 16 de junho de 2021
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / PF se recusa a enviar à CPI inquérito pedido por Ciro Nogueira
quinta-feira 10 de junho de 2021 às 14:01h

PF se recusa a enviar à CPI inquérito pedido por Ciro Nogueira

NOTÍCIAS


A Polícia Federal em Roraima negou, segundo a coluna de Guilherme Amado, em enviar à CPI da Covid inquéritos em andamento sobre a pandemia. Em documento encaminhado na última quarta-feira (9) à comissão, a PF alegou necessidade de “conservar a imagem do investigado perante a sociedade”.

O pedido de acesso integral às investigações sigilosas havia sido feito no fim de abril pelo senador Ciro Nogueira (PP-PI) Integrante da ala governista, Nogueira tenta colocar estados e municípios sob os holofotes da CPI.

“Tal solicitação não pode ser atendida por expresso comando legal e por violar princípios constitucionais relacionados ao sigilo do inquérito policial como um direito do investigado, um princípio que deve ser seguido em prol de sua dignidade e em conservar a imagem do investigado perante a sociedade, seguindo os preceitos do bom senso”, escreveu o delegado Renan Albuquerque, da Superintendência da PF em Roraima, no último dia 2.

O delegado também argumentou que o compartilhamento das investigações poderia “marcar” o investigado por muito tempo.

“A exposição da investigação e do investigado, por si só, gera um rótulo para o indivíduo, rótulo que pode permanecer por longas datas. Essa maneira de marcar a pessoa, considerada uma teoria de etiquetamento, ou labeling approach, tende a perdurar mesmo nos casos em que o indivíduo, ao final da investigação e do processo penal, é considerado inocente”, seguiu Albuquerque.

Veja também

Partidos de centro se reúnem sobre candidatura única descartando Lula e Bolsonaro

Presidentes de PSDB, DEM, PV, Cidadania e Podemos se reuniram nesta quarta-feira para discutir uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!