quinta-feira 29 de outubro de 2020
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Planejamento Urbano foi tema de capacitação da UPB
terça-feira 22 de setembro de 2020 às 08:16h

Planejamento Urbano foi tema de capacitação da UPB

NOTÍCIAS


Evento contou com mais de 100 participantes de diversos municípios baianos

A União dos Municípios da Bahia (UPB) segue dando continuidade ao UPB+ Online: Formação Continuada para Gestor Municipal de Convênio (GMC). Nesta última segunda (21), o tema debatido foi Planejamento Urbano. A capacitação, que foi transmitida pelo YouTube e aberta ao público, discutiu sobre a importância do urbanismo, a responsabilidade dos municípios e as principais medidas que devem ser tomadas.

O evento contou com a orientação do professor e coordenador do curso de pós-graduação da UCSAL em Direito Público Municipal, Isaac Newton, que destacou que o planejamento urbano responde pelas propostas de qualidade de vida nas cidades. “O que vamos falar hoje refere à própria construção da nossa vida, se refere a que cidade queremos ter, sobre o lugar que moramos e como nós somos influenciados pela qualidade de vida dessa cidade”, afirmou.

Newton esclareceu ainda que existe uma legislação consolidada, que já existe um estatuto no Brasil sobre planejamento urbano. Para exemplificar, o professor fez uma retrospectiva da história do Brasil para explicar como nossas cidades chegaram ao que são hoje. “Mais importante do que conhecer essa legislação é entender um pouco da história que nos trouxe até hoje e até onde podemos chegar”, reforçou.

Para o mediador do curso, o assessor jurídico da UPB, Wal Goulart, esse é o momento de sanar todas as dúvidas, com diálogo e troca de experiências. Goulart repassou todas as perguntas dos participantes para o orientador da capacitação que foram sanadas ao vivo.

Programação

As capacitações continuam durante toda a semana. Hoje, dia 22, às 15h, será a vez de debater sobre Módulo Introdutório ao Modelo de Excelência na Gestão – MEG. O evento será transmitido pelo YouTube e aberto ao público e contará com as orientações do prefeito de Gaspar/SC, Kleber Edson Wan-Dall, o coordenador de gestão estratégica da Secretaria de Administração do Estado de Santa Catarina, Wladmir Dalfovo e da assessora em gestão pública da Prefeitura de Gaspar/ SC, Kawana Sanches. Como mediador o coordenador do MEG/TR do Ministério da Economia, Esaú Mendes, e debatedores a coordenadora de Informações Municipais, Jacira Cavalcanti, a assessora técnica da Federação Catarinense de Municípios (FECAM), Natasha Maia e o coordenador de Captação de Recursos da UPB, Joelson Azevedo.

Já nos dias 23 e 24 de setembro, às 15h, a discussão será sobre os Módulos da Plataforma +Brasil Convenente e Concedente. No dia 25, às 15h, será a vez de debater sobre Elaboração de Projetos para Captação de Recursos.

No dia 29, para encerrar os módulos da capacitação, o debate contará com a participação do representante da Caixa, Tárcio Queiroz, para abordar o tema Correspondente da Caixa Econômica Federal.

Veja também

Proposta regulamenta despejo extrajudicial por falta de pagamento de aluguel

O Projeto de Lei 3999/20 regulamenta o despejo extrajudicial, que será aplicado quando o inquilino …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!