quarta-feira 4 de agosto de 2021
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Podcast sobre economia, meio ambiente e negócios estreia com entrevistas com dois ex-presidentes: FHC e Temer
sexta-feira 9 de julho de 2021 às 07:30h

Podcast sobre economia, meio ambiente e negócios estreia com entrevistas com dois ex-presidentes: FHC e Temer

NOTÍCIAS, POLÍTICA


Novo projeto ainda contará com conversas com grandes especialistas, CEOs, ambientalistas e líderes comunitários. CEO da Grape ESG, Ricardo Assumpção, fala sobre implementação de programas ESG

O podcast Nem Negacionismo Nem Apocalipse – Economia, Meio Ambiente e Negócios estreia nesta segunda-feira (12) com entrevista do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Disponível em todos os agregadores de podcasts, o projeto tem autoria do economista Gesner Oliveira e do administrador de empresas Artur Villela Ferreira.

O título do podcast é homônimo do livro lançado pela dupla em março. Assim como na obra, o podcast tem como objetivo debater economia e negócios em um contexto das novas demandas por boas práticas em termos de meio ambiente e responsabilidade social.

Os episódios serão semanais, com um lançamento toda segunda-feira. Na estreia, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso falou sobre como o meio ambiente constitui tema central de um projeto nacional que una o país e supere a atual polarização da sociedade.

Chamou atenção, além disso, para a necessidade de conciliar crescimento econômico com a preservação do meio ambiente. “É importante ter um olhar que não seja contra o desenvolvimento, mas se só olharmos para o crescimento e não para as condições naturais da sobrevivência humana, vamos acabar matando as condições de vida da sociedade.”

“A pandemia de Covid-19 acelerou o processo de adaptação do ambiente econômico para uma economia verde e de impacto neutro em carbono. O podcast surge neste contexto e vai ouvir atores políticos, empresários e intelectuais sobre os novos rumos dessa transição”, afirma Gesner Oliveira.

Para Artur Ferreira, é importante que esses temas sejam centrais no debate político e econômico do Brasil. “Vivemos em um país que tem todas as condições de se tornar uma potência mundial em políticas de meio ambiente, redução das desigualdades sociais e revisão das formas de consumo. Outros países já saíram na frente neste sentido, mas precisamos assumir o protagonismo”, comenta.

O podcast Nem Negacionismo Nem Apocalipse é uma produção da GBR Comunicação. A agência apresenta ao público um modelo de conteúdo que visa ampliar o projeto, que foi apresentado inicialmente em formato editorial, para outras plataformas.

Sobre os autores

Gesner Oliveira

Ph.D. em economia pela Universidade da California (Berkeley), Gesner Oliveira é professor da Fundação Getulio Vargas, onde coordena o Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais e sócio da GO Associados. Presidiu a Sabesp (2007-2011), tendo recebido o prêmio Empresário Ambientalista do PNBE (2009). Durante sua gestão, a empresa criou uma área de meio ambiente, passou a fazer parte do Índice de Sustentabilidade Econômica (ISE) e lançou uma plataforma de soluções ambientais. Gesner foi presidente do Cade (1996-2000), secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda (1995) e secretário adjunto de Política Econômica (1993-1995). Certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa como membro independente de conselhos e como membro de Comitê de Auditoria (CCoAud+ IBGC), tem atuado em diversos conselhos de empresas públicas e privadas.

Artur Villela Ferreira

Administrador de empresas com ênfase em sustentabilidade e meio ambiente pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV), Artur Villela Ferreira é sócio fundador da empresa Global Forest Bond. Pesquisador do Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais da EAESP/FGV, integra a equipe técnica do Painel Saneamento Brasil. Foi monitor dos cursos Introdução à Tecnologia da Informação (2011) e Economia do Meio Ambiente (2015-2016) na graduação da EAESP/FGV. Colaborou com apoio técnico e de pesquisa para o livro Por uma São Paulo Mais Sustentável, de Gilberto Natalini e Marcelo Morgado

Veja também

Deputados governistas admitem que voto impresso não passará

A tropa de choque do governo Bolsonaro na Câmara já admite reservadamente conforme o portal …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!