terça-feira 13 de abril de 2021
João Leão desembarca no interior levando empresários para investirem na Bahia
Home / DESTAQUE / Polo Agroindustrial do Médio São Francisco pode gerar 37,2 mil empregos na Bahia
sábado 9 de janeiro de 2021 às 16:13h

Polo Agroindustrial do Médio São Francisco pode gerar 37,2 mil empregos na Bahia

DESTAQUE, NEGÓCIOS, NOTÍCIAS


Com previsão de gerar 37,2 mil empregos diretos e um aporte de investimentos privados na ordem de R$ 3,1 bilhões

O Polo Agroindustrial  e Bioenergético da região do Médio São Francisco baiano, tem previsão de implantação de até 15 empreendimentos agrícolas, pecuários e agroindustriais (usinas de etanol e açúcar, processadoras de frutas e frigoríficos).

Para fomentar esta importante região da Bahia, o governo da Bahia estará duplicando algumas das principais rodovias estaduais que cortam o estado. Um ligará Salvador ao município do extremo oeste, Luis Eduardo Magalhães. Outro trecho que será duplicado ligará Juazeiro no norte até o porto de Ilhéus, passando por diversos municípios, entre eles Seabra, Vitória da Conquista, Itapetinga e Itabuna. O outro importante trecho ligará Salvador até Porto Seguro, encurtando em centenas de quilômetros centenas de municípios ao sul da Bahia. Confira o mapa abaixo nas linhas em vermelho.

As linhas em vermelho são as rodovias estaduais ou federais que serão duplicadas, maximizando o ecoamento e aumentando a segurança – Mapa da Bahia.

Este projeto, portanto pode vir a ser uma nova fronteira para o desenvolvimento não só do setor agrícola do estado, mas biogenético com a implantação do Polo Agroindustrial e Bioenergético e irá gerar dezenas de milhares de empregos.

Segundo o vice-governador João Leão, titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), este projeto, desenvolvido pela SDE, tem previsão de gerar 37,2 mil empregos diretos, com um aporte de investimentos privados na ordem de R$ 3,1 bilhões nos oito empreendimentos em implantação e nos quatro em análise, nos municípios de Barra, Xique-Xique e Muquém de São Francisco.

Este slideshow necessita de JavaScript.

“A Bahia precisa dar uma renovada na área de irrigação, precisamos realmente elevar o número de projetos para melhorar a qualidade de vida das pessoas no Médio São Francisco, gerando emprego e renda. A região possui disponibilidade de terras férteis e disponibilidade hídrica, com o Rio Grande e o Rio São Francisco. Este é um projeto diferente, um mundo novo. Queremos, com a agricultura industrializada, com altíssima tecnologia, transformar a região do São Francisco no celeiro do Brasil”, destaca João Leão.

Um dos empreendimentos em implantação é a Fazenda Serpasa, projeto sucroalcooleiro que possui área de 8.115 hectares, com 12 pivôs centrais em atividade e previsão de colher 400 mil toneladas de cana-de-açúcar na primeira safra de etanol, projetada para meados de 2021. O grupo já emprega 500 funcionários em Muquém de São Francisco, as obras da usina estão avançadas e a previsão é de gerar cerca de 3,9 mil empregos diretos e indiretos na operação integral do projeto.

“Estamos obtendo índices de produtividade superiores a 300 toneladas por hectares. Em relação às qualidades edafoclimáticas, são perfeitas. A cana, enquanto gramininha, ela é uma C4 com potencial de fotossíntese gigantesca. Ela consegue capturar a insolação, água e fertilidade, transformando em açúcar, nos dando uma condição diferenciada de produção”, explica o empresário Sérgio Paranhos, CEO do empreendimento.

Para o investidor português José Coimeiro, sócio-gerente da Euroeste – projeto agropecuário com 4,8 mil hectares no município de Barra -, a região tem potencial extraordinário, dado o dinamismo que o Governo do Estado tem criado em volta dos municípios. “O exemplo que temos a dar também serve para que quem deseja vir investir entenda o potencial da região. Além disso, trouxemos para trabalhar no projeto um conjunto de pessoas que tem nos ajudado tanto no planejamento, quanto na operação”, afirma.

Veja também

Justiça nomeia quatro administradores judiciais para Samarco

O juiz Adilon Resende, da 2ª Vara Empresarial de Belo Horizonte, deferiu nesta segunda-feira (12) …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!