sábado 24 de julho de 2021
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Prefeitura de Candeias inicia execução do Plano Diretor Municipal de Turismo
terça-feira 20 de julho de 2021 às 16:15h

Prefeitura de Candeias inicia execução do Plano Diretor Municipal de Turismo

NOTÍCIAS, RMS


A execução do Plano Diretor Municipal de Turismo de Candeias – Plantur, foi discutida na última quarta-feira (14), na Filarmônica Casa da Música, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Candeias – Sectur, com a Secretaria de Turismo do Governo da Bahia – Setur.

A vice-prefeita, Marivalda da Silva, esteve presente e representou o prefeito, Dr. Pitágoras, junto ao secretário de Turismo, Joseval da Silva (Professor Val), que recepcionaram os convidados da Superintendência de Turismo do Estado, dentre eles, a diretora de Regionalização da Bahia, Maria Isabel Bulcão, o diretor de Regulação e Certificação de Serviços Turísticos, Divaldo Borges, e o superintendente de Turismo do Estado, João Henrique de Jesus. Antes da reunião, os convidados fizeram uma peregrinação por pontos turísticos da cidade, além de visitarem a Igreja Matriz e a Fonte dos Milagres.

Em um debate aberto para sugestões, mediado pelo secretário Joseval, participou a Secretaria de Educação, Fidélia Gomes, e representantes da sociedade civil como CDL, associações comunitárias, artistas, lideranças da  religião de matriz africana e da Igreja Católica, artesãos, agências de viagens, mobilizadores culturais e o Conselho de Turismo do município, os quais apresentaram  sugestões para aperfeiçoamento do plano.

O Professor Val pediu que todos participassem. “É importante que a sociedade se envolva, com sugestões e conhecimento do plano, para que o trabalho seja efetivo em toda cidade”, explicou. A secretária de Educação, Fidelia Gomes, o superintendente de Cultura, Carlos Alberto, e funcionários da Sectur também se fizeram presentes e colaboraram.

O plano tem como meta executar ações do turismo no município após a crise pandêmica, assim que a maior parte da população esteja vacinada. A vice-prefeita agradeceu ao Governo do Estado pelas iniciativas no município, em especial pela restauração do Museu Wanderley Pinho, que, segundo ela, vai trazer um novo olhar para o turismo da cidade. Marivalda citou ainda os investimentos da gestão do prefeito, Dr.Pitágoras, no setor, nos últimos anos.

“Tivemos a restauração do Casarão Horácio Pinto, desta Filarmônica Casa da Música, temos a requalificação que está sendo realizada nos Milagres e a reconstrução da Biblioteca Dalila Baptista. Ela pediu ao governo Estadual, o apoio com recursos para reforma da Igreja de Nossa Senhora da Encarnação em  Passé, e para a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, em Passagem dos Teixeiras, que têm grande importância para a história da Bahia e do Brasil.

Orientações da Setur

Pontos importantes de Candeias para o turismo baiano foram citados, como a localização da Baía de Todos os Santos, a BR-324, o Porto de Aratu, além de Áreas de Proteção Permanente e reservas de Mata Atlântica. Por isso, o superintendente da Setur, João Henrique, falou da necessidade do fomento no setor hoteleiro, assim como de criar a identidade da cidade através da culinária típica, do artesanato com as devidas identificações. “Vamos criar o conceito de Turismo de Candeias, criar a sua marca. Candeias está avançando no processo de Turismo e esse é o momento de começar a colocar estes planos em prática”, disse.

Veja também

Lula cogita indicar Rodrigo Maia a Ministério se for eleito presidente da República

O ex-presidente Lula estaria cogitando indicar o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!