quinta-feira 14 de novembro de 2019
Home / NOTÍCIAS / Prefeitura de Candeias inicia neste sábado o ‘Mutirão da Saúde do Homem’
sábado 9 de novembro de 2019 às 07:50h

Prefeitura de Candeias inicia neste sábado o ‘Mutirão da Saúde do Homem’

NOTÍCIAS, RMS


A Prefeitura de Candeias, por meio da secretaria de Saúde (Sesau) do município, vai realizar apartir deste sábado (9) além dos dias 10, 16 e 17/11, no Hospital José Mario dos Santos (Ouro Negro), das 7h às 14h a triagem para o Mutirão em Prevenção do Câncer de Próstata. A ação faz parte da Campanha Novembro Azul; mês mundial de combate ao câncer de próstata, tipo de câncer mais comum entre os homens e que é a causa de morte de 28,6% da população masculina quando não diagnosticado precocemente.

A Secretaria de Saúde informa, que pacientes a partir dos 40 anos de idade deverá se dirigir até a sua unidade de saúde, para recebimento da guia de solicitação e das orientações previas a realização do exame. Caso não seja possível a ida do paciente até a unidade de saúde, o mesmo poderá participar da triagem no Hospital Ouro Negra, com a realização do PSA que vai avaliar a necessidade de exames complementares como o de toque por médicos especialistas.

Dentro da programação de ações desse tipo que foram realizadas em 2018 e ampliadas durante a Campanha do Novembro Azul, a Secretaria de Saúde comemora a participação de 810 homens que compareceram ao mutirão.

A partir do dia 23 de novembro, os pacientes que participaram da primeira etapa e obtiveram resultado positivo serão encaminhados para realização da USG de próstata, no Hospital Ouro Negro.

Segundo o Diretor de Regulação, Tiago Novais, Caso haja resultado positivo do PSA e alteração do volume da próstata verificada na USG, os pacientes serão direcionados para consulta com urologista.

Exame de PSA

As recomendações básicas antes da coleta de sangue do exame PSA é o jejum de 8hs, não ter ejaculação nas últimas 48hs, não ter feito exercício em bicicleta nos últimos 2 dias, não ter andado de motocicleta nos últimos 2 dias, não ter andado a cavalo nos últimos 3 dias, não ter usado supositório nos últimos 3 dias, não ter realizado ultrassonografia transretal nos últimos 7 dias, não ter feito biópsia de próstata nos últimos 30 dias, não ter feito colonoscopia nos últimos 15 dias.

OBS: Homens que tenha feito prostectomia total (Retirada total da próstata) o preparo não é necessário.

Veja também

Prefeitura de Camaçari faz alterações no trânsito para garantir fluidez durante obras de viaduto

A Prefeitura de Camaçari, por meio da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) realizará, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *