quarta-feira 24 de abril de 2024
Home / NOTÍCIAS / Prefeitura de Ilhéus apresenta proposta de reorganização da Praça Castro Alves
quinta-feira 12 de setembro de 2019 às 12:51h

Prefeitura de Ilhéus apresenta proposta de reorganização da Praça Castro Alves

NOTÍCIAS


Seja onde ela estiver, a imagem de uma praça na cabeça de qualquer criança ou adulto precisa ter árvores, canteiros de flores e um banco na sombra. Incentivar o contato do público com esses espaços públicos é uma esperança do Governo Municipal de Ilhéus.

Na manhã de quarta-feira (11), o secretário de Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Urbanismo, Jerbson Moraes e o vereador Gil Gomes conversaram sobre os assuntos com esse objetivo.

Se uniram a essa discussão, os representantes da Associação dos Comerciantes Ambulantes e Permissionários da Praça Castro Alves. A ideia do encontro foi apresentar um projeto para a reorganização do espaço e um plano de mobilidade urbana da praça, que ficou popularmente conhecida como Pracinha da Irene (saudosa baiana vendedora de acarajés e abarás). O lugar está situado na Avenida Soares Lopes, principal cartão-postal da cidade.

Tudo na lei

Durante a conversa foram abordados pontos estratégicos para a padronização e formalização do espaço, que atende às normas de uso e da Vigilância Sanitária. Na ocasião, o titular do Desenvolvimento Econômico, que é um profissional do Direito, considerou importante que os estabelecimentos estejam regulamentados, por meio da concessão de uso do solo, instrumento que legaliza o espaço e assegura a continuidade das atividades.

“A Praça Castro Alves é um patrimônio histórico de Ilhéus. Portanto, vamos regularizar a situação das pessoas que comercializam na praça. Iniciamos esse diálogo com os comerciantes e, por meio desse projeto de revitalização, atenderemos às demandas, mediante concessão e autorização junto ao Ministério Público. Contudo, os comerciantes precisam atender aos requisitos legais e acatar as normas estipuladas”, explica Jerbson.

Regulamentação

Moraes ainda destacou que os comerciantes devem apresentar relatório contendo informações sobre o tempo de atividade na praça, o tipo de estabelecimento, espaço ocupado e número de funcionários. Os dados são cruciais para entender a dinâmica do local. Essas informações asseguram o encaminhamento do processo de regulamentação. O governo estima prazo de 60 dias para que essa etapa do projeto seja concluída.

A comerciante Cristina Sanjuan Portela Sá Barreto vende lanches há 14 anos, e conta que a reorganização promoverá melhorias significativas para as pessoas que tiram dali o seu sustento. “Essa notícia chega em boa hora. Há muito tempo a gente esperava por isso, inclusive os moradores da região. O equipamento vai ser valorizado e o turista será bem recebido. A gestão de Mário Alexandre está melhorando a cidade, isso é visível, só não enxerga quem não quer”, frisou.

O vereador Gil Gomes destacou a parceria entre o Executivo e a Câmara Municipal, dando ênfase às melhorias realizadas em diversos pontos da cidade. “Muitos eventos estão inseridos no calendário turístico do País. Quando a turista encontra uma praça toda organizada, é mais um ponto somado para o povo e para o governo. O prefeito está empenhado em revitalizar áreas degradas, no intuito de valorizar pessoas, abrindo espaço para que a população tenha mais qualidade de vida”.

No entendimento do parlamentar, a praça deve ser mencionada como a praça gastronômica da Avenida Soares Lopes. A partir da restruturação, os estabelecimentos serão padronizados, solicitação antiga dos comerciantes. A Associação dos Comerciantes Ambulantes e Permissionários da Praça Castro Alves é composta por 11 estabelecimentos, sendo cinco para vendas ambulantes, cinco para o comércio de permissionários e um destinado à recreação de crianças.

Veja também

Projetos de irrigação da Codevasf no Oeste da Bahia produziram centenas de milhares de toneladas de itens agrícolas

Os projetos públicos de irrigação Baixio de Irecê, Barreiras Norte, Ceraíma, Estreito, Formoso, Mirorós, Nupeba, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas