domingo 11 de abril de 2021
Fotos: Valter Pontes/Secom e Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Prefeitura de Salvador celebra 472 anos com programação virtual, podcast e intervenção artística
segunda-feira 29 de março de 2021 às 10:30h

Prefeitura de Salvador celebra 472 anos com programação virtual, podcast e intervenção artística

NOTÍCIAS


Salvador completa 472 anos de fundação e, devido à pandemia de Covid-19, a celebração será virtual ou simbólica, ressaltando a existência da primeira capital do Brasil sem deixar de respeitar o isolamento social que o momento exige. Na lista de atrações, promovida ou apoiada pela Prefeitura, está uma programação cultural virtual, novo podcast e até mesmo intervenção artística em celebração à cidade.

Primeiro podcast da Prefeitura, o Salvador em Detalhes é produzido pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) e traz nesta primeira edição, comemorativa ao aniversário da cidade, um bate-papo entre o prefeito Bruno Reis e o presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro. No áudio, histórias pessoais e a Salvador do futuro são alguns dos temas abordados.

Com periodicidade semanal, o Salvador em Detalhes tem como missão editorial divulgar informações sobre políticas públicas e ações realizadas pela administração municipal. O conteúdo vai reunir entrevistas, análises e opiniões sobre a realidade da primeira capital do Brasil e está disponível no Spotify e no site www.agenciadenoticias.salvador.ba.gov.br .

No YouTube – O Salvador 472, da Fundação Gregório de Mattos (FGM), exibe três atrações no canal da instituição no YouTube. O #ConexãoFGM traz, a partir das 8h, o filme “Sou o Carnaval”. Com direção de Márcio Cavalcante, faz um contraponto durante o Carnaval em Salvador: enquanto a grande mídia foca nos trios elétricos e camarotes lotados por personalidades e artistas famosos, Cavalcante procurou conversar com pessoas anônimas, o povo, que são fundamentais para compor a histeria coletiva que sustenta a folia há anos. Uma pesquisa aprofundada sobre as origens da festa popular que é reconhecida mundialmente pela alegria e simpatia que reproduz durante os quatro dias – ou mais – de duração.

Em seguida será apresentado o filme “Balú”, com direção de Paula Gomes. O audiovisual conta a história de um menino que tem como único amigo um cachorro vira-lata. Um dia, o cachorro desaparece misteriosamente. E em busca do amigo perdido, o menino vai embarcar numa grande aventura pelas ruas do seu próprio bairro.

Já às 18h30, acontece mais uma edição do Patrimônio É… com o tema “472 anos: Salvador nas redes!”. A roda de conversa sobre educação patrimonial deste mês traz como convidados alguns influenciadores digitais da cidade: @diariodesalvador (Josevana Bittencourt), @avidaemsalvador (Caio Costa), @salvadorparaomundo (Marcelo Santiago) e @dobuzaao (Adonias Filho e Ana Carolina Silva). A mediação fica por conta da gerente de Patrimônio Cultural da FGM, Gabriella Melo.

São Salvador

Na parte alta do Elevador Lacerda, às 16h, acontece uma intervenção promovida pelo artista plástico Menelaw Sete, dentro da série chamada “São Salvador”, que parabeniza a cidade pelos 472 anos. Na ocasião, o artista realizará uma grande e significativa pintura colorida, com múltiplas nuances e símbolos que remetem ao amor, a fé, a paz e a esperança.

A performance terá como trilha a canção “São Salvador”, de Dorival Caymmi, apresentada pelo músico violinista Diego Santana. A iniciativa no Elevador Lacerda tem apoio da Prefeitura, por meio da Diretoria de Gestão do Centro Histórico (DGCH), vinculada à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).

Veja também

Prefeitura inicia vacinação contra influenza a partir desta segunda (12)

Salvador inicia, na próxima segunda-feira (12), a campanha de vacinação contra a Influenza. A mobilização …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!