terça-feira 3 de agosto de 2021
Foto: Jefferson Peixoto/Secom
Home / NOTÍCIAS / Prefeitura de Salvador utilizará sistema federal para gastos com TI
segunda-feira 12 de julho de 2021 às 06:28h

Prefeitura de Salvador utilizará sistema federal para gastos com TI

NOTÍCIAS


A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), aderiu ao acordo corporativo firmado pelo Ministério da Economia e a Microsoft que define teto de preços nas compras públicas de produtos e serviços tecnológicos dessa empresa. A iniciativa, que racionaliza as compras de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), visa promover a redução dos gastos públicos.

Os acordos corporativos trazem como resultado prático a publicação de catálogos com os produtos de cada um dos principais fornecedores de TIC. No caso da Microsoft, são mais de dois mil itens no catálogo. A ação também permite corrigir distorções nos processos de aquisições destes produtos, evitando, por exemplo, que os órgãos paguem preços diferentes pelo mesmo produto.

Para o titular da Semit, Samuel Araújo, a adesão do município ao acordo com o governo federal irá trazer benefícios econômicos para a cidade. “Vamos poder acessar soluções tecnológicas, de ponta, com preços muito mais em conta. Com esse acordo será possível realizar uma compra, em larga escala, gerando mais economia do que se fosse feita em uma licitação normal”.

“Apenas nesse acordo com a Microsoft, o governo federal projeta economia de R$71,4 milhões em cinco anos. É uma medida que equilibra os preços das contratações e zela pela boa aplicação do dinheiro público. Por isso, cada vez mais órgãos de outras esferas e poderes estão aderindo à medida”, aponta o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade.

A expectativa é de redução de 30% a 40% no valor de contratação em relação ao planejamento realizado previamente à adesão. O Ministério da Economia planeja firmar novas parcerias, dentro dessa mesma linha, para outros fornecedores.

Veja também

Novo acidente na Regap reflete precarização causada pelo desmonte da refinaria

Acidente aconteceu menos de uma semana após outra ocorrência grave na Refinaria Gabril Passos (Regap) …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!