sábado 4 de julho de 2020
Home / NOTÍCIAS / Prefeitura disponibiliza postos fixos e itinerantes para vacinação antirrábica em Salvador
sexta-feira 11 de outubro de 2019 às 16:47h

Prefeitura disponibiliza postos fixos e itinerantes para vacinação antirrábica em Salvador

NOTÍCIAS


Para ampliar a cobertura vacinal de cães e gatos, a Secretaria Municipal da Saúde através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) intensifica a oferta de vacinas antirrábicas em Salvador. A partir desta quarta-feira (09), 103 postos fixos e 74 itinerantes vão assegurar a imunização na capital baiana. A estratégia de intensificação segue até o dia 19 de outubro.

Resultado de imagem para vacinacao antirrábica salvador

Será uma oportunidade de atualizar a situação vacinal dos bichos, só este ano mais de 73 mil cães e gatos foram imunizados contra raiva no município. Para passar pelo procedimento, os animais devem possuir mais de três meses de idade e não podem estar doentes. Não é necessário levar documentos.

De acordo com a Coordenadora do CCZ, Andrea Salvador, a vacinação é a principal medida de prevenção da raiva, que é uma zoonose com 100% de letalidade. “A raiva é uma doença que não tem tratamento e pode levar o animal ou o ser humano a óbito, em caso de contágio, por isso, a importância da imunização. A vacinação é uma intervenção segura e eficaz e incentivamos todos os donos vacinarem seus animais”, explicou.

A ação ocorre de segunda à sexta-feira, nos postos fixos de 08h às 14h e itinerantes, das 09h às 14h.

Raiva silvestre – Neste ano, quatro casos de raiva silvestre em morcegos foram confirmados, nos bairros de Patamares, Piatã e Arenoso. A circulação do vírus na capital é mais um motivo para deixar os responsáveis pelos animais de estimação em alerta, já que o risco de contaminação é ainda maior. “Mesmo os animais que não saem de casa sozinhos e vivem mais isolados em apartamentos, devem ser vacinados, caso morcegos entrem nas residências e venham infectar os animais de estimação”, destacou Andrea.

Desde 2004 Salvador não registra casos de raiva humana. O vírus da doença é transmitido ao indivíduo, especialmente em zona urbana, por meio da saliva de animais infectados.

DS CAJAZEIRAS

DS PAU DA LIMA

DS SÃO CAETANO VALÉRIA

DS CENTRO HISTÓRICO

DS SUBÚRBIO FERROVIÁRIO

DS CABULA BEIRU

DS BOCA DO RIO

DS ITAPAGIPE

DS ITAPUÃ

DS LIBERDADE

DS BROTAS

DS BARRA

Veja também

Bolsonaro sobrevoa hoje áreas atingidas pelo 'ciclone bomba'

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) visita Santa Catarina, na manhã deste sábado (4), para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!