segunda-feira 1 de março de 2021
Foto: Betto Jr/Secom
Home / NOTÍCIAS / Prefeitura entrega primeira escola de 2021 no bairro do IAPI
sexta-feira 5 de fevereiro de 2021 às 14:19h

Prefeitura entrega primeira escola de 2021 no bairro do IAPI

NOTÍCIAS


Salvador ganhou a sua primeira unidade de ensino em 2021. O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Semente do Amanhã, no IAPI, foi inaugurado pelo prefeito Bruno Reis e pelo titular da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Marcelo Oliveira, nesta sexta-feira (5), após ser reconstruído pela Prefeitura. O equipamento já possui toda a estrutura adequada aos protocolos sanitários para conter a disseminação do novo coronavírus, quando aulas presenciais tiverem retorno.

O antigo imóvel, construído em pré-moldado, apresentava problemas estruturais e foi demolido, dando lugar a uma unidade de ensino ampla e confortável para alunos e professores. São 993 m² de área construída, oito salas de aula climatizadas e acessibilidade total.  O Cmei fica localizado na Avenida General San Martin, 69, e as obras contaram com investimento de R$2,5 milhões, provenientes de recursos próprios do município.

“Estivemos aqui há quase um ano, na quinta-feira após o Carnaval de 2020, demolindo essa escola cuja estrutura estava degradada. As crianças corriam risco de tomar choque por causa das instalações precárias. Quando chovia, havia goteiras nas salas causando a suspensão das aulas. A unidade não oferecia mais nenhuma condição para os alunos aprenderem e para os professores ensinarem”, destacou o prefeito.

Bem diferente de agora. O novo Cmei possui parque infantil, solários, secretaria, coordenação, sala de professores, diretoria, sanitários PCD, adulto e infantil, refeitório, cozinha, depósitos de alimentos e de material de limpeza, área de serviço externa, casa de gás, casa de lixo, depósito de material didático, área de acolhimento, entre outros espaços. A estrutura poderá atender a 200 alunos (antes era 120), de dois a cinco anos de idade, no segmento da Educação Infantil.

De acordo com a Smed, até o final do ano, está prevista a entrega de mais 11 unidades de ensino novas na capital baiana. Os investimentos totais somam R$55,6 milhões.

Retomada

Quem entra no Cmei Semente do Amanhã pode constatar que o espaço já está 100% adequado aos protocolos preventivos contra a Covid-19. Há totens e dispensadores de álcool em gel de fácil acesso e marcações de distanciamento social no chão. As carteiras das salas de aula também seguem o espaçamento adequado.

Bruno Reis reforçou que todas as unidades de ensino rede municipal estão preparadas para a retomada das aulas, que foram suspensas em março do ano passado em função da pandemia. Ele lembrou que hoje (5) à tarde haverá uma reunião entre o governo do Estado e representantes da União dos Municípios da Bahia (UPB) para discussão e organização da volta das atividades de classe.

“Temos protocolos que determinam a entrada dos alunos. O processo de preparação contou com todo o corpo pedagógico”, afirmou o prefeito. Ele também declarou que as aulas virtuais da rede municipal serão iniciadas este mês. O conteúdo será disponibilizado por canais de TV.

 “A situação da Covid-19 em Salvador segue sob controle e precisamos nos programar para tentar iniciar as aulas, para não perdemos um segundo ano letivo. A nossa ideia é nesses primeiros meses, março e abril, recuperar o ano de 2020. E a partir de maio, oferecer o conteúdo de 2021 com aulas semipresenciais, com reforço escolar no contraturno, aproveitando a tecnologia para o aprendizado”, disse.

Na ocasião, ele anunciou que a Prefeitura convocará, nos próximos dias, mais professores concursados para reforçar a rede municipal no início das atividades.

Planos

O secretário Marcelo Oliveira assegurou que dois planos foram elaborados para o retorno das aulas em Salvador. Um deles indica os procedimentos que deverão ser dirigidos aos alunos na escola, que vão desde o distanciamento entre as carteiras em sala de aula, dinâmica do recreio e afins.

O outro traz protocolo pedagógico, isto é, um plano de como serão dados os conteúdos de 2020/2021 em um único ano letivo. “A nossa preocupação é reparar esse prejuízo que as crianças tiveram com a falta de aula presencial durante o ano de 2020 para que a gente não leve esse prejuízo para 2022. Iremos começar as aulas remotas no próximo dia 18. Estas atividades terão acompanhamento dos professores”, disse.

Veja também

Raissa Soares participa de seminário em Salvador e é cotada para disputar governo da Bahia

Nacionalmente conhecida, a secretária de Saúde do Porto Seguro, Raissa Soares, será destaque de um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!